Uma noite de celebração. Assim promete ser o evento de reconhecimento dos ganhadores do 1º Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), com o título “Onde há Defensoria, há Justiça e Cidadania”.
A solenidade está marcada para o dia 6 de novembro de 2023, às 19h, no Salão Monte Roraima do Sesc/Senac Administrativo.
Dentre os temas das matérias vencedoras, destacam-se: violência contra a mulher, garantia de direitos dos reeducandos do sistema prisional, reconhecimento de paternidade, participação no casamento coletivo, atendimento da DPE Itinerante e registro de nascimento tardio.
Em síntese, as matérias abordaram a garantia de direitos e o acesso à justiça gratuita, integral e coletiva na promoção de cidadania para todos e todas. Os trabalhos ocorreram por meio do jornalismo comprometido com a defesa das pessoas mais vulneráveis.
De acordo com o defensor público-geral, Oleno Matos, o prêmio alcançou a meta de engajar o mundo acadêmico e os formadores de opinião da comunicação sobre o papel da Defensoria perante a sociedade. Segundo ele, espera-se que os próximos concursos levem ainda mais longe os serviços e ações da DPE-RR.
“Estamos muito honrados em poder promover esse Prêmio de Jornalismo e agora fazer essa celebração de premiação. Atingimos nosso objetivo de engajar os jornalistas e acadêmicos de Jornalismo do estado, para divulgar o trabalho incansável da Defensoria. O resultado foi excepcional e tenho certeza que os próximos concursos terão ainda mais alcance. Parabéns aos vencedores”, comemorou Oleno.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) e jurado do concurso, Paulo Thadeu, destacou o fortalecimento da pauta dos direitos humanos promovido pelo prêmio, ao mesmo tempo em que engrandeceu o trabalho da imprensa roraimense.
“A Defensoria Pública do Estado consegue, mais uma vez, se destacar dentro dessa articulação, do fortalecimento de políticas, principalmente na pauta de direitos humanos. E fazer um Prêmio desses, foi o reconhecimento do trabalho de toda a classe de jornalistas e comunicadores que atuam com essa pauta voltada à política do bem viver, à política do bem-estar social e, principalmente, à pauta que possa combater a xenofobia, a homofobia, a violência contra mulheres, contra migrantes, contra as minorias. A Defensoria, por meio desse Prêmio, conseguiu enaltecer o trabalho da imprensa, mas, principalmente, levando essa mensagem de construção, de esperança, no que se refere aos direitos humanos”, finalizou Paulo.
Nesta primeira edição do Prêmio, concorreram trabalhos nas categorias: Texto, com matérias publicadas em jornais impressos ou em portais; Áudio, para matérias de rádios e podcasts; Vídeos, para materiais veiculados na televisão e em canais de jornalismo na internet; Fotojornalismo, para imagens publicadas em matérias; e Universitária, para reconhecimento dos alunos do curso de Jornalismo.
A Comissão Julgadora avaliou os trabalhos conforme os critérios de adequação ao tema, qualidade técnica, abrangência da publicação, impacto e benefícios ao público, abordagem esclarecedora sobre a atuação da DPE-RR e precisão no eventual emprego de termos jurídicos e na designação de cargos.
No 1º lugar das categorias profissionais Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo, os vencedores receberão um troféu, certificado e valores em dinheiro.
CATEGORIA PROFISSIONAL
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido