Francisca Oliveira de 51 anos, entrou em contato com a reportagem da 93FM para denunciar a demora na entrega de seu prontuário médico no Hospital Geral de Roraima (HGR).
De acordo com a mulher, em outubro do ano passado, ela sofreu um acidente de motocicleta e acabou quebrando o fêmur. Ela então espera desde dezembro pela entrega do documento.
É que sem o prontuário, Francisca não pode dar entrada no seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
“Dei entrada no HGR, pois quebrei o fêmur e o braço direito. Como eu preciso muito desse auxílio do DPVAT, voltei no HGR e eles ficaram de entregar o documento em dezembro, no entanto, até o momento nada”, explicou.
Além disso, Francisca tem uma filha de 11 anos e por conta do acidente está desempregada. Elas vivem com a ajuda de outras pessoas para sobreviver. A mulher ressalta que com o seguro DPVAT a situação poderia ser resolvida. “Pagando água, pagando aluguel é muito ruim. Tem um que me ajuda aqui e outro ali, tem muita gente que já me ajudou”, disse.
Do mesmo modo, Francisca pediu orientações do agente de seguro, William Franco, para tentar resolver a situação do prontuário médico, já que ela está acamada. Ele explicou que é fundamental que a mulher tenha o prontuário para dar entrada no seguro.
“No prontuário vem informações sobre cirurgias, data da internação, data do acidente e o motivo do acidente. Tanto do DPVAT exigem e dependem desse prontuário para poder ajudar essas pessoas”.
William disse que agora os agentes só podem pedir dois prontuários durante a semana em dias específicos. “Vamos com 10 ou 15 prontuários de pessoas para pedir. Ou seja, vamos passar o mês inteiro indo até o hospital e não vamos dar conta de pedir todos esses prontuários. Então, eles dão a data para buscarmos, mas quando a gente chega lá, não está pronto e passamos mais um ou dois meses na espera”.
Por fim, Francisca só espera que a sua situação seja resolvida. “A gente passa por uma situação que não queremos em nossa vida. No entanto, aconteceu. Eles como profissionais da saúde deveriam trabalhar com amor, pois a gente necessita desse prontuário. Peço que entregue o prontuário para que a gente resolva essa situação”, disse.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde (Sesau). Por meio de nota, a direção do hospital disse que fez ajustes nos protocolos de repasse de cópias de prontuários e definiu regras para melhorar o serviço. Além disso, esclareceu que a solicitação ocorre nas segundas e terças-feiras, no período de 9h às 12h. Por fim, disse que o repasse ocorre apenas para familiares de 1º grau ou pessoas com procuração, com a demanda atendida após 30 dias, a partir da efetivação da alta do paciente.
Fonte: Rádio 93FM
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Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
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