Cidades

‘Agosto Lilás’: com objetivo de empoderar mulheres, Prefeitura promove palestras sobre combate à violência

A campanha Agosto Lilás da Prefeitura de Boa Vista também levou ações durante o evento ‘Com você’ que ocorreu nesse sábado (26) no bairro Senador Hélio Campos.

Assim, as palestras tiveram a ministração por profissionais especializados no assunto. O intuito é de informar, conscientizar e empoderar as mulheres e suas famílias, promovendo a discussão sobre o tema sensível da violência doméstica.

De acordo com Cristiane de Paiva, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a ação conjunta foi uma oportunidade de chegar até a população mais vulnerável e mostrar o trabalho que já é desenvolvido pelo município há oito anos. É por meio da Guarda Civil Municipal que as vítimas têm apoio e a garantia do cumprimento da medida protetiva expedida pela justiça.

‘Informação que salva’

“Encontramos mulheres que já foram atendidas e outras que nunca ouviram falar da patrulha. Hoje conseguimos mostrar para essa população que existe sim uma rede de apoio da prefeitura à mulher vítima de violência doméstica, que funciona há oito anos na capital”, explicou.

Do mesmo modo, Carol Queiroz, especialista em sexologia, vê na ação uma importante colaboração no enfrentamento à violência contra a mulher. Para ela, é essencial ofertar conhecimento e liberdade.

“Quando a gente capacita as pessoas e leva informação, estamos também levando liberdade e autonomia para essas mulheres. Livres e com conhecimento, é menor a chance de se envolverem ou permanecerem em relacionamentos abusivos. O evento está lindo e bem organizado e, o melhor, a população está engajada. A prefeitura está de parabéns”, disse.

A dona de casa, Maria Helena, veio solicitar o Cadastro Único na ação, aproveitou para assistir a uma das palestras e saiu ainda mais informada sobre o assunto. “Achei muito bom, pois ficamos sabendo sobre o que pode e o que não pode. Saber dos nossos direitos nos deixa ainda mais empoderada e preparada para nos protegermos”, disse.

Maria Sebastiana passou por uma situação de violência e reconhece a importância dessa ação. “Se antes eu soubesse o que era violência, eu poderia ter me libertado. Muitas vezes não sabemos que estamos sofrendo e essas informações podem nos libertar de muitas situações”, contou.

Campanha Agosto Lilás

Além disso, a campanha Agosto Lilás que engloba uma série de mobilizações pelo fim da violência, como o que está acontecendo em Boa Vista. E também teve outras ações ao longo do mês como blitze nas ruas, corrida municipal, caminhada, rodas de conversa, distribuição de materiais informativos, workshops e atividades de conscientização em escolas e locais de grande circulação.

Por fim, essas ações reforçam a importância de denunciar situações de abuso, oferecendo recursos para auxiliar as vítimas a buscarem ajuda.

Fonte: Da redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Ministério Público e Ministério da Justiça criam laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro em RR

Ele será vinculado ao Grupo de Atuação Especial de Combate ás Organizações Criminosas e de…

15 horas ago

Familiar de paciente internada na maternidade precisou comprar água para mulher tomar banho após desabastecimento, diz denúncia

De acordo com o relato do marido da paciente, ao pedir suporte da direção, recebeu…

15 horas ago

Alunos do curso de teatro da Prefeitura de Boa Vista apresentam espetáculo ‘A Família Perfeita’ neste sábado, 21

Entrada será gratuita. Espetáculo é uma comédia romântica que retrata uma família problemática e cheia…

16 horas ago

Mulheres ganham 20% menos do que homens em mais de 50 mil empresas

Mulheres negras ganham metade do salário de homens não negros

16 horas ago

Maioria dos professores já presenciou casos de racismo entre alunos, revela pesquisa

Índice cresce entre professores do ensino fundamental

18 horas ago

Governo Federal autoriza uso da Força Nacional para combater incêndios florestais em Caracaraí

Contingente vai atuar no município do interior de Roraima durante 90 dias

20 horas ago