Cidades

‘Agosto Lilás’: com objetivo de empoderar mulheres, Prefeitura promove palestras sobre combate à violência

A campanha Agosto Lilás da Prefeitura de Boa Vista também levou ações durante o evento ‘Com você’ que ocorreu nesse sábado (26) no bairro Senador Hélio Campos.

Assim, as palestras tiveram a ministração por profissionais especializados no assunto. O intuito é de informar, conscientizar e empoderar as mulheres e suas famílias, promovendo a discussão sobre o tema sensível da violência doméstica.

De acordo com Cristiane de Paiva, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a ação conjunta foi uma oportunidade de chegar até a população mais vulnerável e mostrar o trabalho que já é desenvolvido pelo município há oito anos. É por meio da Guarda Civil Municipal que as vítimas têm apoio e a garantia do cumprimento da medida protetiva expedida pela justiça.

‘Informação que salva’

“Encontramos mulheres que já foram atendidas e outras que nunca ouviram falar da patrulha. Hoje conseguimos mostrar para essa população que existe sim uma rede de apoio da prefeitura à mulher vítima de violência doméstica, que funciona há oito anos na capital”, explicou.

Do mesmo modo, Carol Queiroz, especialista em sexologia, vê na ação uma importante colaboração no enfrentamento à violência contra a mulher. Para ela, é essencial ofertar conhecimento e liberdade.

“Quando a gente capacita as pessoas e leva informação, estamos também levando liberdade e autonomia para essas mulheres. Livres e com conhecimento, é menor a chance de se envolverem ou permanecerem em relacionamentos abusivos. O evento está lindo e bem organizado e, o melhor, a população está engajada. A prefeitura está de parabéns”, disse.

A dona de casa, Maria Helena, veio solicitar o Cadastro Único na ação, aproveitou para assistir a uma das palestras e saiu ainda mais informada sobre o assunto. “Achei muito bom, pois ficamos sabendo sobre o que pode e o que não pode. Saber dos nossos direitos nos deixa ainda mais empoderada e preparada para nos protegermos”, disse.

Maria Sebastiana passou por uma situação de violência e reconhece a importância dessa ação. “Se antes eu soubesse o que era violência, eu poderia ter me libertado. Muitas vezes não sabemos que estamos sofrendo e essas informações podem nos libertar de muitas situações”, contou.

Campanha Agosto Lilás

Além disso, a campanha Agosto Lilás que engloba uma série de mobilizações pelo fim da violência, como o que está acontecendo em Boa Vista. E também teve outras ações ao longo do mês como blitze nas ruas, corrida municipal, caminhada, rodas de conversa, distribuição de materiais informativos, workshops e atividades de conscientização em escolas e locais de grande circulação.

Por fim, essas ações reforçam a importância de denunciar situações de abuso, oferecendo recursos para auxiliar as vítimas a buscarem ajuda.

Fonte: Da redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

3 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

7 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

7 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

9 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

9 horas ago