Foto: Divulgação/Semuc
Na Capital da Primeira Infância, toda programação da Prefeitura de Boa Vista tem atividades e espaços para a diversão das crianças. E na AgroBV 2024 não seria diferente. Quem vai ao Centro de Difusão Tecnológica encontrará diversas opções para os pequenos como a Fazendinha, a Minicidade de trânsito, atividades lúdicas, mesas de pinturas, desenhos e jogos, além de degustação de frutas da agricultura familiar e preparação de paçoca nutritiva.
Para as famílias com bebês tem o Cantinho da Amamentação, Fraldário e espaço lúdico especialmente preparados pela equipe do programa Família que Acolhe. A farmacêutica Raeza Stefani, 30 anos, aproveitou bem esse espaço no segundo dia de evento com seu filho Henry Pires, de 6 meses e toda sua família.
“É maravilhoso encontrar esses espaços nos eventos da prefeitura. Hoje vim com o meu bebê de seis meses e estou conhecendo os espaços adequados para a idade dele. Já aproveitamos o espaço das brincadeiras, balancinhos, playgrounds e paramos um pouco para amamentar no Cantinho da Amamentação. É um ambiente acolhedor, climatizado e aconchegante e a gente se sente à vontade”, disse.
Sucesso das edições anteriores, a fazendinha é sempre uma atração à parte para o público infantil e para as pessoas de todas as idades. Lá estão em exposição animais em baias, como minivacas, pôneis, coelhos, galinhas, porcos, carneiros, entre outros. No segundo dia do evento, a menina Fabiana Almeida da Silva, 10 anos, se encantou com esse espaço no evento. “Achei tudo muito legal. É meu primeiro dia aqui visitando e gostei de ver os animais pessoalmente, geralmente vemos só por fotos”, disse.
A ferramenta educativa que ensina na prática sobre as regras de trânsito também está presente na feira para as crianças. De bicicleta, elas circulam pela Minicidade com um capacete de proteção e, ao lado, os agentes da SMTRAN dão orientação sobre os cuidados que devem ser tomados.
Sob o olhar atento dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as crianças se divertem no Espaço Lúdico. Lá elas brincam, jogam e se divertem com os playgrounds e os jogos de tabuleiro levados para o evento. Tem espaço para pintura e desenho livre, onde os pequenos soltam a imaginação com lápis e pincel nas mãos.
Diversão mesmo é durante a preparação da Paçoca Nutritiva, uma das oficinas disponíveis para as crianças no evento. Um momento especial em que elas aprendem a fazer uma iguaria tipicamente roraimense, sendo ministrada pela Gerência de Nutrição da SMEC e a merendeira Lenny Matos, que participou do reality show nacional “Vida de Merendeira”, no Rio de Janeiro.
Para quem não lembra, Lenny representou as merendeiras da região Norte do país, ficando em 4º lugar entre as 300 mil participantes da competição. A Paçoca Nutritiva faz parte do cardápio escolar da rede municipal e leva no preparo ingredientes como cebola, beterraba, cenoura, charque e farinha de mandioca. Durante a oficina, a merendeira ensina as crianças a preparar a receita de forma lúdica e divertida.
Quem aproveitou toda essa diversão foi a pequena Anne Catarine, 9 anos, junto com sua mãe Alice de Araújo, 39 anos. Para a pequena, foi divertido aprender a preparar a paçoca e depois degustar a iguaria. “O que aprendi aqui vou tentar fazer em casa com minha mãe. É realmente muito gostosa”, disse.
A mãe Alice se diverte junto com a filha. “Eu acho muito bacana essas iniciativas e as crianças ficam felizes em participar de cada ação, de cada atividade É gratificante vir para um evento onde ali têm espaços para seus filhos interagirem com outras crianças”, declarou.
Outra novidade da SMEC durante o evento é a feirinha que foimontada para a visitação das crianças. A Feirinha traz uma miniquitanda, onde estão expostos frutas e legumes que compõem o cardápio escolar do município. Os visitantes conhecem um pouco mais de cada item, descobrindo por meio de brincadeiras e dinâmicas, informações curiosas sobre os valores nutricionais e os benefícios desses alimentos para uma alimentação saudável e nutritiva.
Fonte: Da Redação
Crime aconteceu na madrugada do dia 28 de março, durante uma festa no Centro de…
Vítima desapareceu na última quarta-feira, 2, e foi encontrada no dia seguinte, quando relatou sobre…
Mulher aguarda há mais de 20 dias pelo procedimento conhecimento como "ponte de safena". Segundo…
Medida é motivada pela falta de indícios sobre a aeronave. Salvaero Amazônico chegou a ser…
Essa é a terceira vez que os estudantes do Colégio Militarizado Wanda David Aguiar têm…
Evento acontece nesta sexta-feira, 4, a partir das 18h30