Foto: Divulgação PMBV
Faltando poucos dias para a maior feira agrícola de Roraima, a AgroBV, o campo experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT), no Bom Intento, zona rural de Boa Vista, já concentra diversas culturas em estágio avançado de desenvolvimento. O evento será no dia 31 de julho a 3 de agosto e deve atrair milhares de visitantes.
Neste ano, o CDT conta com 16 cultivares de soja, 21 híbridos de milho, duas espécies de sorgo e duas de girassol, além de batata-doce e macaxeira. Conforme o prefeito Arthur Henrique, o campo experimental representa um avanço importante para a agricultura no estado.
“O campo experimental é um verdadeiro laboratório a céu aberto, onde ciência e prática se encontram para transformar a realidade do produtor rural. Aqui, testamos novas tecnologias, adaptamos culturas ao nosso clima e capacitamos agricultores com conhecimento técnico de qualidade. Todo esse investimento da prefeitura estará disponível na AgroBV”, afirmou o prefeito.
Implantado em 2018, o CDT funciona como banco de dados para decisões técnicas e promove práticas sustentáveis na produção agrícola. O espaço reúne cultivos de hortifrúti e grãos, utilizados tanto em experimentos técnicos quanto em capacitações para agricultores familiares. Durante o ano, o centro realiza testes com diferentes técnicas de manejo e cultivares adaptadas ao clima local.
O “Dia de Campo em Hortifrúti”, por exemplo, é uma das atividades realizadas no local e apresenta aos produtores novas formas de cultivo com foco em qualidade e produtividade.
Com reconhecimento regional, o CDT atrai constantemente produtores, empresários e estudantes de diferentes estados. Recentemente, uma comitiva da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com 30 alunos e quatro professores do curso de Geografia, visitou o espaço. De acordo com a Prefeitura, o grupo conheceu os projetos em andamento e as técnicas de cultivo voltadas à agricultura familiar.
A Prefeitura de Boa Vista já destinou mais de R$ 62 milhões ao setor agrícola nos últimos anos, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, segurança alimentar e geração de renda. Como resultado, o investimento contínuo tem garantido acesso a insumos, capacitações técnicas e incentivos para o pequeno produtor.
Fonte: Da Redação
Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…
Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…
Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…
Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana
Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos
Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…