A AgroBv se encerrou no domingo dia 30. Foram três dias da feira que é considerada a ‘maior feira da agricultura de Roraima’. O Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na região do Bom Intento, recebeu mais de 45 mil visitantes, dobrando o público do ano passado.
De acordo com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), a expectativa foi superada, o que mostra a importância da feira para o desenvolvimento da cidade. Ele destacou ainda que a feira fez girar cerca de R$ 30 milhões em vendas e financiamentos.
“A AgroBv tem o objetivo de fomentar a agricultura, unindo produtores, fabricantes de equipamentos, implementos e insumos agrícolas, técnicos, promovendo um ambiente de negociações, troca de aprendizados e tecnologias, além de oferecer estrutura de lazer e entretenimento para visitantes. Cumprimos nosso propósito. Assim, a feira contou com a participação de 44 empresas que expuseram máquinas e veículos, sementes, produtos agropecuários. Além de agentes financiadores com linhas de crédito facilitadas aos empreendedores rurais.”, disse.
Do mesmo modo, a Prefeitura também viabilizou a geração de renda para produtores da agricultura familiar de Boa Vista e beneficiários da Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME BV), com espaços garantidos para exposição e comercialização do que produzem. E ainda ofertou palestras de capacitação sobre “Cultivo Intercalar Antecipado”, com o palestrante Décio Karan, da EMBRAPA Roraima.
Dessa forma, o prefeito Arthur explicou que o município deve ampliar a estrutura para a próxima edição e trazer novos cultivos para a feira. “A cada ano, a gestão transforma a AGROBV em um evento mais importante, atraindo mais pessoas e investimentos para o estado de Roraima. A previsão é que em 2024 tenhamos gado, peixes e arroz, entre outras novidades”, explicou.
Além disso, a linha de ônibus gratuita, disponibilizada para levar as pessoas do terminal José Campanha Wanderley até o CDT, facilitou o acesso do público da cidade. E mais de 2.300 pessoas aproveitaram o serviço. A iniciativa proporcionou comodidade e incentivou maior participação dos moradores na feira.
O que também facilitou o trajeto dos visitantes foram as obras de urbanização na principal vicinal do Bom Intento, que transformou a realidade da região. As melhorias na BVA-349 estão ajudando no escoamento de produção agrícola e no tráfego da população. A vicinal já recebeu 5km de asfalto e sinalização até o entroncamento da BVA-347.
A assistente social Tuli Gomes é visitante assídua do evento e percebeu as melhorias na infraestrutura. “O caminho está asfaltado e bem-sinalizado, equipe de apoio bem espalhada dando instruções. O trajeto foi tranquilo e a visita mais uma vez foi excelente”, afirmou.
Nesta edição, nove talhões de cultivares de milho, soja, hortifrútis e girassóis foram plantadas em 22 hectares. Esta paisagem é o que atrai, todos os anos, a atenção dos boa-vistenses, turistas e amantes da natureza. Quem visitou o campo de girassóis não deixou de fazer o seu registro.
Leandro Barbosa trouxe a esposa e filha para tirar aquela tão desejada foto. “Eu e minha família estávamos aguardando com muito entusiasmo nossa primeira visita à AGROBV e a experiência no campo de girassóis foi incrível”, contou.
Já Luciléia Ribeiro de Morais, de Belo Horizonte, disse que volta para casa impressionada. “A prefeitura está de parabéns. Estou maravilhada com este cenário encantador e tudo o que vi nesta feira”, afirmou.
Os visitantes aproveitaram diversos serviços, como os de saúde, atividades para as crianças nos espaços lúdicos e da primeira infância. A Fazendinha conquistou a simpatia do público de todas as idades. O evento também contou com uma praça de alimentação com shows musicais de oito artistas locais, proporcionando entretenimento e diversão para os visitantes.
“A experiência foi não só visualmente impressionante, mas também enriquecedora em aprendizado, fomentação de negócios e conexão com a natureza. Sem dúvida, foi um evento positivo e que ficará gravado na memória e nas redes sociais”, contou a visitante Bianca Ferreira.
Logo, a 3ª edição da AgroBVRun reuniu mais de 600 atletas numa corrida cheia de adrenalina que uniu esporte, natureza e aventura em um cenário espetacular. O percurso de 5 km atravessou as belas plantações do campo experimental, percorrendo então trilhas, estradas de barro e poças d’água.
Como resultado, o campo experimental ficará aberto para visitação de segunda-feira, 31 de julho, até domingo, 6 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A prefeitura também preparou um cronograma de visitações para os alunos da rede municipal de ensino. O CDT vai atuar também como um local de estudos, onde a garotada vai aprender tudo sobre as cultivares testadas no Campo Experimental.
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…