Alunas da rede municipal/Foto: Divulgação PMBV
As alunas da Escola Municipal Frei Arthur Agostini, Jady Pereira e Maria Eduarda Gonçalves, foram as grandes vencedoras da categoria contos da etapa regional do Prêmio MPT na Escola 2023, onde contaram uma história abordando sobre o fim do trabalho infantil. O evento aconteceu nesta quarta-feira, (11) no Teatro Escola do Teatro Municipal de Boa Vista.
Do mesmo modo, o texto de autoria das próprias alunas, tem como tema “Alegrolândia, a cidade de todas as crianças”, que conta a história de crianças determinadas a enfrentar corajosamente o senhor Ganância, com a ajuda da fada Esperança, que busca acabar com o trabalho infantil em uma pequena cidade.
Além do destaque regional, as alunas também foram selecionadas, entre todas as categorias, para representar Roraima na etapa nacional do prêmio. Emocionada, a pequena Jady Pereira comentou o resultado.
“Estou muito feliz em ter ganhado junto com minha amiga o primeiro lugar, é muito emocionante”, disse. Já Maria Eduarda, comemorou a classificação para a etapa nacional. “Foi incrível escrever essa história e agora saber que vamos para a etapa nacional é demais”, declarou.
O Prêmio MPT na Escola é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em todo o Brasil. O objetivo é sensibilizar e educar estudantes da rede pública sobre o combate ao trabalho infantil. “Em Boa Vista, mais de 12 mil crianças da rede municipal de ensino participaram, sendo 6.078 alunos do 4º ano e 6.245 do 5º ano do ensino fundamental”, explicou a Coordenadora Municipal Local do Projeto, Deigla Cavalcante.
Logo, a premiação é dividida em quatro categorias: conto, poesia, desenho e música. Como resultado, os vencedores de cada categoria ganharam um tablet, os que ficaram em segundo lugar um celular e os que ficaram em terceiro, ganharam uma mochila com materiais escolares. Os professores e coordenadores responsáveis pelo projeto vencedor de cada categoria, ganharam a quantia de R$ 1 mil.
Do mesmo modo, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima (MPT/PRT11), Jorsinei Dourado do Nascimento, destacou então, a importância do tema.
“O objetivo desse projeto é abordar a temática do combate ao trabalho infantil, ensinando a identificar o que constitui trabalho infantil, como proceder, quais órgãos de controle estão envolvidos e desmistificar concepções errôneas relacionadas ao tema”, afirmou o procurador.
Por fim, a iniciativa, que também conta com o apoio do Rotary Club, consolida-se como uma ferramenta eficaz na sensibilização sobre o trabalho infantil. Logo, a secretária de educação e cultura de Boa Vista, Consuêlo Sales, afirmou que a temática é discutida nas escolas com as crianças em uma abordagem lúdica, de fácil entendimento para que elas compreendam e aprendam por exemplo, a identificar situações no cotidiano.
“Estudos recentes do IBGE revelam que mais de 1,8 milhão de crianças e adolescentes estão sujeitos ao trabalho infantil no Brasil. Ter essa temática incorporada ao currículo escolar é uma maneira de conscientizar sobre o problema e trabalhar de forma lúdica para sua erradicação”, disse.
Fonte: Da Redação
Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos
Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo
O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária
Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…