Um vídeo que repercutiu na internet nesta quinta-feira (30) e que mostra um aluno dando um ‘mata-leão’ em outro adolescente, em Boa Vista, gerou uma onda de fake news nas redes sociais.
As imagens, que foram amplamente compartilhadas, registraram o momento em que um adolescente segura o outro pelo pescoço em um golpe também conhecido como ‘gravata’. Em seguida, o jovem que recebe a agressão parece desmaiar e deixa as pessoas em volta assustadas.
Após a repercussão do vídeo, várias pessoas informaram falsamente sobre a morte do garoto. Por isso, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), juntamente com o pai do adolescente, resolveram esclarecer a verdade.
“Meu filho, ontem, foi agredido de forma covarde, por trás. Ele sofreu um ‘mata-leão’, ficou desacordado no local, inconsciente, mas ele está fora de perigo agora”, disse o pai do jovem, que também registrou um Boletim de Ocorrência.
Estudos da Universidade de Oxford e MIT comprovam que usuários engajam e viralizam mais fake news do que notícias reais, e que boa parte das pessoas sabe que são falsas, mas mesmo assim compartilham.
A prática é prejudicial em vários setores da sociedade. Um caso extremo disso foi o de Fabiane Maria de Jesus, que morreu após ter sido espancada por vários moradores de Guarujá (SP), em 2014. A revolta se deu em razão de uma informação falsa publicada em uma rede social, em que apontou a vítima como uma sequestradora de crianças.
Da mesma forma, outra informação falsa que prejudicou milhares de pessoas foi a de que algumas vacinas seriam mortais e teriam matado várias crianças. O resultado disso foi a volta de doenças como o sarampo, que já havia sido erradicado do Brasil.
Fonte: Da Redação
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…