A 7° Edição do Festival de Xadrez da Rede Municipal de ensino chegou ao fim nesta quarta-feira, (26). Depois de dois dias de disputas no auditório da Escola Municipal Naraney de Araújo Santana, a Prefeitura de Boa Vista distribuiu medalhas de participação para cerca de 77 alunos de 39 escolas da capital, do campo e indígenas. Além disso, os classificados de 1° ao 3° lugar foram contemplados com troféu.
De acordo com o gerente de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Admillson Nascimento, o objetivo por trás disso é incentivar as crianças.
“A prefeitura sempre busca fazer com que todos se sintam bem e, entregar medalhas a todos que estão no evento, participando e interagindo, é uma forma de reconhecer o esforço deles. Queremos que eles levem o xadrez para a vida”, disse.
Além disso, o evento, que já faz parte do Calendário Escolar de Boa Vista, tem como principal objetivo incentivar práticas que promovam o envolvimento dos alunos em atividades de lazer, que contribuem também para o desenvolvimento.
Do mesmo modo, o vencedor do 1° lugar na categoria masculina foi Arthur Caleb, aluno do 5° ano da Escola Municipal Carmem Eugênia Macaggi. Assim, o menino contou que é sua 3ª tentativa no festival e sua estreia no pódio.
“A primeira vez que participei, fiquei em 6° lugar. Na segunda, acabei sendo desclassificado. Mas não desisti e continuei treinando. Esse é meu último ano na rede municipal e estou fechando com chave de ouro, me esforcei muito para ser campeão. Estou muito feliz”.
Já na categoria feminina, quem levou o troféu de 1° lugar para a escola, foi então, a pequena Alice Soares, a menina tem 11 anos e segundo ela, é a primeira vez que participa do evento. “Meu pai me ensinou a jogar quando eu tinha 6 anos e a minha preparação na escola também me ajudou muito. Estou muito feliz e orgulhosa de mim mesma. Ter vindo representar minha escola Amazona Monteiro, foi incrível”, disse.
Por fim, o pai de Alice, Hector Leite, fez questão de prestigiar a filha. Ele também é jogador de xadrez e já participou de diversas competições em Roraima.
“Já cheguei a ser o 5° melhor jogador do estado e o xadrez sempre fez parte da minha vida. Dividir essa paixão com a Alice é muito bom. Ensinei para ela ainda pequena e agora conquistou o primeiro troféu dela. Estou muito orgulhoso dela e desejo que isso sirva de motivação para os próximos torneios”, contou.
Confira a classificação:
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…