Cidades

Alunos de escolas de Boa Vista visitam Teatro Municipal e vivem experiência cultural

A arte estimula a imaginação e a criatividade, permitindo a exploração de novos mundos em diferentes formas de expressão.

Ciente desses benefícios, a Prefeitura de Boa Vista tem proporcionado ao alunos da rede municipal de ensino a oportunidade de vivenciar experiências culturais e artísticas. Nesta terça-feira, (10), alunos visitaram o Teatro Municipal e assistiram a um trecho do espetáculo “Ballet Coppélia”, uma das grandes atrações do Mormaço Cultural 2024.

Nesta primeira etapa, o projeto “Escola Vai ao Teatro” contemplará 532 alunos. Assim, é uma iniciativa que busca aproximar os estudantes, promovendo o acesso à arte e à cultura de forma educativa e lúdica.

De acordo com o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura, Dyego Monnzaho, esta é uma experiência completa que forma o público para ser uma plateia, não só do teatro, mas de qualquer objeto artístico.

“É uma ação formativa onde a criança vem assistir um conceito didático. Ela vai ver um trecho de uma peça, fazer uma visita ao teatro, conhecer o equipamento, para que no futuro ela possa ser sensibilizada de que o teatro também é um objeto acessível, que ela pode ir e levar a família. A maioria dessas crianças estão vindo ao teatro pela primeira vez e isso constrói o imaginário”, disse.

Inclusão cultural

Levando alunos de diferentes contextos socioeconômicos ao teatro, o projeto democratiza o acesso à cultura e desperta o interesse pelas artes. Estudante da Escola Municipal Newton Tavares, Miguel da Costa, 8 anos, foi ao teatro pela primeira vez. “Foi tudo muito legal. Eu nunca tinha entrado aqui no teatro e é bem bacana. Eu gostei dos atores dançando no palco e da roupa que eles estão vestindo”, contou.

Visitas de alunos

Assim, levar crianças ao teatro promove o desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Diante disso, a visita ao Teatro Municipal segue até esta quarta-feira, 11, nos períodos da manhã e tarde, com alunos de unidades de ensino da capital. Raylle Duarte, coordenadora pedagógica, acompanhou as crianças e afirma que todas estavam empolgadas com a experiência.

“Todos ficaram super felizes com a notícia de que viriam ao teatro, até porque muitas dessas crianças nunca tinham vivido essa experiência. Com certeza, o dia de hoje vai ficar marcado na memória deles. Eu estava observando e muitos alunos estavam completamente presos no espetáculo e atentos. Viver a experiência do teatro é bastante encantador”, destacou.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Dia Nacional do Teatro: artistas de Boa Vista celebram conquistas e oportunidades que a arte proporciona

Atores de todas as idades podem expressar o melhor de si e conectam pessoas com…

14 minutos ago

Esgoto estourado em rua do bairro Cauamé incomoda moradores

Conforme denúncia, problema já dura há quase um ano

1 hora ago

IFRR oferta 180 vagas para Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Línguas Indígenas

Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 15 de outubro

2 horas ago

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

3 horas ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

4 horas ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

4 horas ago