Cidades

Analistas ambientais denunciam projeto da Femarh sobre introdução de tambaqui no igarapé Caranã

Analistas da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) denunciaram aos Ministérios Públicos Estadual e Federal um projeto de conversão de multa na introdução de tambaqui no igarapé Caranã, em Boa Vista. A denúncia foi registrada nesta segunda-feira (1º).

A proposta da Fundação é a introdução de alevinos no igarapé, que fica na Bacia Hidrográfica do Rio Branco. No entanto, os analistas consideram que isso pode causar forte impacto ambiental e não há estudo científico que comprove a necessidade de repovoamento.

“Trata-se de uma proposta extremamente frágil, que deveria no mínimo, apresentar/cumprir os pontos necessários a um projeto de cunho científico, considerando a alta relevância dos impactos que a ação pode causar no meio ambiente”, diz a denúncia.

Além disso, há ainda um parecer da Empresa Brasileiro de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que reprova o projeto. De acordo com o especialista da entidade, a ação seria “literalmente jogar dinheiro na água”. Ele disse ainda que para trabalhos assim, deve-se ter embasamento técnico.

“É preocupante esse modismo de que o povoamento dos rios e reservatórios vai resolver a diminuição dos estoques pesqueiros. Essa preocupação deve-se a falta de embasamento técnico, logístico e de recursos para execução desses programas; assim, quatro pontos devem ser levantados no momento que se pensa em fazer um programa desse tipo”.

Contra as leis ambientais

Os analistas explicam na denúncia que a Femarh está contrariando a legislação ambiental. É que, através do Decreto Nº 6514/08, considera-se a ação proposta uma infração contra a fauna e prevê multa.

“Art. 25. Introduzir espécime animal silvestre, nativo ou exótico, no País ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente, quando exigível”.

Os analistas consideram “estranha” a motivação da atual gestão para a execução do projeto e solicitam a apuração do caso. Eles pedem também intervenção no projeto.

Citada

A reportagem procurou a Fundação de Meio Ambiente, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

31 minutos ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

55 minutos ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

2 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

3 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

4 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

4 horas ago