Cidades

Após celebrações de virada de ano, quase uma tonelada de lixo é retirada das praias de Boa Vista

Começou o ano novo, mas os antigos hábitos permanecem. Pessoas que celebraram a chegada de 2023 nas praias de Boa Vista, deixaram rastros de sujeira pela areia e nas margens dos rios e igarapés. Diante disso, a Prefeitura montou uma força tarefa para retirar o material. Foram recolhidos, aproximadamente, uma tonelada de lixo em sete balneários da capital.

Garrafas de vidro, embalagens plásticas, restos de comida, latinhas de bebidas e bitucas de cigarro foram os principais resíduos descartados nas praias. O trabalho da equipe da Prefeitura de Boa Vista foi realizado em dois dias e precisou ser feito de forma ainda mais intensa, devido ao grande volume de lixo acumulado.

As praias do Gnomo, Caçari, Polar, Curupira, Cauamé, Caranã e do Anel Viário, locais por onde as equipes passaram, são os principais destinos dos boa-vistenses para momentos de lazer aos finais de semana. O problema é que o despejo de lixo de maneira inadequada é comum em todos eles, independente do período do ano.

Manoel Santos, tem um restaurante na Praia da Polar há 16 anos e conta que mesmo com o trabalho da Prefeitura, é difícil manter a praia limpa.

“É a equipe saindo e o pessoal jogando lixo de novo. A gente coloca os cestos na beira da água, eles jogam no chão, no rio, mas não jogam dentro”, relatou.

Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV

A autônoma Kelly Cabral, frequentadora assídua dos balneários da cidade, também relata ver sujeira nas praias com frequência e procura ter uma atitude diferente.

“Sempre que venho trago sacolas de lixo e quando vou embora saio recolhendo tudo e só jogo na lixeira de casa”, contou.

Em média, são recolhidos nas praias quase 3,5 toneladas de resíduos por mês, que acumulados, ao longo do ano, ultrapassam 20 toneladas. O descarte de lixo nesses locais, polui os rios, prejudica a flora e a fauna, atrai animais transmissores de doenças e ainda apresenta riscos de acidentes aos banhistas.

“Nos finais de semana as praias recebem muita gente e na segunda-feira nossas equipes já realizam a limpeza, para reduzir riscos de acidentes com material cortante e evitar prejudicar ainda mais o meio ambiente”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Thiago Amorim.

Praia limpa

A manutenção da limpeza das praias é feita toda semana, mas a Prefeitura de Boa Vista realiza anualmente uma ação de conscientização para os banhistas. Em 2023, o evento Praia Limpa está previsto para acontecer no final de janeiro.

Uma força tarefa será montada para recolher todo lixo descartado incorretamente nas praias e nas margens dos rios. Também serão realizadas abordagens aos banhistas e comerciantes para orientá-los sobre a importância de manter os balneários da cidade limpos e bem cuidados.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

9 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

12 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

13 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

13 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

14 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

16 horas ago