Cidades

Após celebrações de virada de ano, quase uma tonelada de lixo é retirada das praias de Boa Vista

Começou o ano novo, mas os antigos hábitos permanecem. Pessoas que celebraram a chegada de 2023 nas praias de Boa Vista, deixaram rastros de sujeira pela areia e nas margens dos rios e igarapés. Diante disso, a Prefeitura montou uma força tarefa para retirar o material. Foram recolhidos, aproximadamente, uma tonelada de lixo em sete balneários da capital.

Garrafas de vidro, embalagens plásticas, restos de comida, latinhas de bebidas e bitucas de cigarro foram os principais resíduos descartados nas praias. O trabalho da equipe da Prefeitura de Boa Vista foi realizado em dois dias e precisou ser feito de forma ainda mais intensa, devido ao grande volume de lixo acumulado.

As praias do Gnomo, Caçari, Polar, Curupira, Cauamé, Caranã e do Anel Viário, locais por onde as equipes passaram, são os principais destinos dos boa-vistenses para momentos de lazer aos finais de semana. O problema é que o despejo de lixo de maneira inadequada é comum em todos eles, independente do período do ano.

Manoel Santos, tem um restaurante na Praia da Polar há 16 anos e conta que mesmo com o trabalho da Prefeitura, é difícil manter a praia limpa.

“É a equipe saindo e o pessoal jogando lixo de novo. A gente coloca os cestos na beira da água, eles jogam no chão, no rio, mas não jogam dentro”, relatou.

Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV

A autônoma Kelly Cabral, frequentadora assídua dos balneários da cidade, também relata ver sujeira nas praias com frequência e procura ter uma atitude diferente.

“Sempre que venho trago sacolas de lixo e quando vou embora saio recolhendo tudo e só jogo na lixeira de casa”, contou.

Em média, são recolhidos nas praias quase 3,5 toneladas de resíduos por mês, que acumulados, ao longo do ano, ultrapassam 20 toneladas. O descarte de lixo nesses locais, polui os rios, prejudica a flora e a fauna, atrai animais transmissores de doenças e ainda apresenta riscos de acidentes aos banhistas.

“Nos finais de semana as praias recebem muita gente e na segunda-feira nossas equipes já realizam a limpeza, para reduzir riscos de acidentes com material cortante e evitar prejudicar ainda mais o meio ambiente”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Thiago Amorim.

Praia limpa

A manutenção da limpeza das praias é feita toda semana, mas a Prefeitura de Boa Vista realiza anualmente uma ação de conscientização para os banhistas. Em 2023, o evento Praia Limpa está previsto para acontecer no final de janeiro.

Uma força tarefa será montada para recolher todo lixo descartado incorretamente nas praias e nas margens dos rios. Também serão realizadas abordagens aos banhistas e comerciantes para orientá-los sobre a importância de manter os balneários da cidade limpos e bem cuidados.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

36 minutos ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

1 hora ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

2 horas ago

Forte chuva e ventania destelha casas, derruba árvores e interrompe fornecimento de água e luz em Rorainópolis, Sul de RR

Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade

3 horas ago

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…

4 horas ago

Sine oferta 110 vagas de emprego para Roraima nesta quinta-feira; confira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

5 horas ago