Cidades

Aposentado com problemas no coração consegue reverter bloqueio de conta bancária após ação da Defensoria Pública

Em cerca de 24 horas, o aposentado Edmilton Salles Gondim, 58 anos, voltou a ter acesso à sua conta bancária, com apoio da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR).

Ele, que é cardiopata, com apenas 22% de funcionamento do coração, teve sua conta bloqueada devido a uma dívida ativa contraída em 2015. Sendo assim, o bloqueio impediu o acesso aos recursos que ele usa para comprar medicamentos essenciais, colocando sua saúde em risco.

Edmilton, recebe o Beneficio de Prestação Continuada (BPC). Ele relata que a dívida surgiu após uma multa aplicada por um órgão de fiscalização ambiental. Na época, ele solicitou uma licença para retirar madeira e construir uma cerca, já que seu gado e cavalos estavam se aproximando de uma rodovia, presentando risco de acidentes.

“Tentei tirar uma licença, mas os vizinhos me denunciaram. Eu fui, contratei advogado para tentar derrubar minha multa. Meu advogado me disse que estava tudo resolvido, mas não, aí apareceu o meu nome na dívida ativa”, explica.

Saúde do aposentado

Por conta da sua condição de saúde, o bloqueio de suas contas afetou diretamente a sua saúde, já que ele gasta cerca de R$ 2.900 recorrentemente com remédios. “Passei seis dias sem medicação. Não posso ficar sem”, afirma.

Assim, a defensora pública, Teresinha Lopes, que atua junto à Vara da Fazenda Pública e foi responsável pelo caso, explica como foi o processo. “Fizemos o pedido de suspensão da tutela antecipada, que é o instrumento que bloqueia automaticamente os valores em conta. Como a situação dele era muito grave, o pedido foi atendido rapidamente”, disse.

A defensora também explicou que casos como esse são comuns e ressaltou a importância da documentação para resolver casos como o de Edmilton. “A gente orienta as pessoas a trazerem documentos como contracheques, extratos bancários e declarações de doações, quando for o caso. Com isso, conseguimos agilizar o desbloqueio”, detalha.

Após o desbloqueio, Edmilton conseguiu retomar o tratamento e comprar os medicamentos essenciais para sua saúde. “Foi um alívio enorme. Agora posso seguir com meu tratamento sem preocupações”, afirmou.

Atendimento

Para receber atendimento da Defensoria Pública, a população pode procurar uma das unidades espalhadas na capital ou interior. Do mesmo modo, o atendimento também pode ser solicitado via WhatsApp, pelo número 95 2121-0264. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, exceto em feriados.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Mecânico é preso pelo desaparecimento da ex-companheira

A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…

38 minutos ago

Smtran integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…

5 horas ago

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 1 milhão em aluguel de estrutura para eventos

São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…

5 horas ago

Justiça obriga banco a suspender cobranças de cartões de crédito consignado não contratados

Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima

6 horas ago

Aprovado financiamento de imóveis maior para famílias de baixa renda

Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…

7 horas ago

Senado rejeita urgência para votação de projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho no país

Para os parlamentares contrários ao texto, afirmaram que projeto pode incentivar o vício em jogos

8 horas ago