Cidades

Áreas de garimpo na Terra Yanomami reduzem em quase 80%, aponta relatório

As áreas de garimpo na Terra Indígena Yanomami (TY) em Roraima, reduziu 78,51% este ano. Os dados são do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) do Ministério da Defesa.

O relatório

Nos primeiros nove meses de 2023, a área atingida pelo garimpo ilegal era 214 hectares, enquanto que, no mesmo período de 2022, o garimpo ocupou 999 hectares. A força-tarefa do Governo Federal para proteção dos indígenas ao norte do país iniciou em janeiro deste ano e conta com a participação da Defesa, por meio das Forças Armadas, e de outros órgãos e agências federais.

Logo, a análise dos dados é realizada por equipe composta por geólogos, geógrafos, estatísticos e especialistas em sensoriamento remoto.

Assim, a redução de quase 80% na área atingida mostra que a presença de garimpeiros é, atualmente, residual (se mantém em pequenas áreas na região), apresentando, nos últimos cinco meses, variação média de 4 hectares. As maiores concentrações observadas no início do ano foram desmobilizadas.

Meio Ambiente

Como resultado, é possível identificar que os principais rios da região – Uraricoera e Mucajaí – voltaram às suas cores naturais. O elemento químico mais comum usado por garimpeiros é o mercúrio. Além de ser responsável pela coloração amarelada nos rios, o metal líquido contamina a água e o solo, e assim, afeta a alimentação dos Yanomami, baseada em atividades como caça, pesca, coleta de frutos e de raízes.

Sobre a Força-Tarefa

Desde o mês de janeiro deste ano, Forças Armadas, órgãos federais e agências integram a força-tarefa do Governo Federal para proteção dos indígenas ao norte do país. Atualmente, o Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte, sob coordenação da pasta, soma esforços para prevenir e reprimir delitos transfronteiriços e ambientais na Terra Indígena Yanomami. A operação ocorre por meio de ações de patrulhamento; revista de pessoas, veículos terrestres, embarcações e aeronaves; e de prisões em flagrante delito.

Até o momento, já foram detidos 146 garimpeiros. A polícia também apreendeu 40 toneladas de cassiterita, 1.675 gramas de ouro e 808 equipamentos, além da neutralização de acampamentos ilícitos na região da TIY. Por fim, a equipe faz ações em coordenação com os órgãos de segurança pública.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Homem tem celular roubado após dar carona a desconhecido em Boa Vista

Durante a carona, o suspeito afirmou fazer parte de uma facção criminosa e disse estar…

19 minutos ago

Corpo de adolescente desaparecida em 2025 é encontrado em Rorainópolis

Um dos suspeitos de envolvimento na morte de Raquel Alexandra Cedeno Suarez, 17 anos, foi…

34 minutos ago

Jovem é baleado após ser acusado de furto no Raiar do Sol

Vítima usava drogas em um terreno baldio, quando foi abordada pelo suspeito em uma caminhonete

54 minutos ago

Discussão por entulho em rua termina com tentativa de assassinato em Boa Vista

Suspeito teria se irritado com o acúmulo de resíduos próximo à residência dele

1 hora ago

Plataforma oferece gratuitamente filmes nacionais

Itaú Cultural Play recebeu 18 obras de várias regiões do país

2 horas ago

River vence Rio Negro e São Raimundo goleia Náutico nesta segunda-feira, 16

Times encerraram a 4ª rodada do Campeonato Roraimense

4 horas ago