A Prefeitura de Boa Vista tem se destacado como apoiadora da cultura local, proporcionando aos artistas da cidade a oportunidade de mostrarem seus talentos para o Brasil e o mundo.
Por meio de investimentos em diversas áreas artísticas, como música, teatro, dança e cinema, a gestão municipal tem sido fundamental para o desenvolvimento cultural de Roraima.
Segundo o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), Dyego Monnzaho, a participação desses artistas em diversos eventos nacionais e internacionais colabora com a formação individual de cada profissional envolvido e contribui para maior fomenta da cultura da terra.
“Essa experiência de participar de um festival profissional ou realizar uma apresentação fora da sua cidade, traz amadurecimento artístico e network, sendo uma oportunidade de conquistar outros convites e novas redes de circulação dos produtos artísticos produzidos em Boa Vista”, destaca.
Além disso, a cantora Euterpe é um exemplo do sucesso que os artistas de Boa Vista podem alcançar com o apoio da Prefeitura, que garantiu sua participação no Festival Bonito pra Chover, na Espanha, doando as passagens aéreas. Assim, a artista apresentou seu trabalho autoral para um público diferente e promoveu a cultura roraimense a nível internacional.
“Foi primordial o apoio da Prefeitura. Eu pude participar de palestras nas universidades de Santiago de Compostela e na Universidade da Coruña. Apresentei duas palestras falando das expressões artísticas aqui do estado de Roraima”, comentou.
A companhia Criart Teatral também recebeu o apoio da Prefeitura para participar do Festival de Teatro da Amazônia. Essa experiência foi fundamental para o crescimento artístico dos integrantes do grupo, que tiveram a oportunidade de trocar experiências com outros artistas e fortalecer a cena teatral.
“Sabemos que esse é um desafio para muitos grupos nessa questão de deslocamento e despesas. Por isso, essa parceria da prefeitura foi fundamental para viabilizar a nossa participação no evento em Manaus. O incentivo à cultura é o investimento que reflete na formação artística e nos fortalece ainda mais a nossa identidade cultural aqui de Roraima”, afirmou o ator Diogo Silva, integrante da Criart.
O cinema roraimense também tem sido beneficiado pelo apoio da prefeitura. Por meio da Associação Roraima de Cinema, sete realizadores locais participaram do Festival de Cinema da Amazônia Olhado Norte. Essa iniciativa possibilitou a troca de experiências e o fortalecimento da produção audiovisual no estado.
No evento, o cineasta Thiago Briglia compôs o júri e a comitiva participou de uma mesa de debate representado pelo também cineasta Helder Torres. Além disso, havia na plateia, profissionais da área e um público diverso de várias cidades do país.
A troca de experiências com artistas de outras regiões do Brasil e do mundo enriquece a produção artística local e fortalece a identidade cultural de Roraima.
Como resultado, um exemplo disso é a participação do Corpo de Baile do Teatro Municipal no Festival de Dança de Joinville, que colocou a cidade em destaque no cenário nacional da dança.
De acordo com a Prefeitura, o Corpo de Baile do Teatro Municipal, conquistou o país ao participar do 41º Festival de Dança de Joinville. As coreografias “Essência” e “Dionisíaco” encantaram o público e demonstraram a alta qualidade do trabalho desenvolvido pelos bailarinos e coreógrafos locais.
A banda Guy-Bras-Ven, liderada pelo músico Mike, conquistou o segundo lugar na votação popular do October Reggae Festival, em Salvador. Essa conquista histórica para a música de Roraima foi possível graças ao apoio da Prefeitura, que investiu na participação da banda no evento.
O Trio Roraimeira, um dos maiores ícones da música roraimense, celebrou seus 40 anos de carreira com um show no Teatro Amazonas, em Manaus. A apresentação contou com diversos artistas locais. E foi possível graças ao apoio da prefeitura, que também viabilizou a participação de técnicos do Teatro Municipal de Boa Vista. Integraram a comitiva Haroldo Cruz (coordenação técnica), Ryan Cristofer (som), José Elpídio (iluminação) e Winícius Sousa (vídeo).
A cena artística de Boa Vista tem um futuro promissor. Novos talentos estão surgindo e a produção cultural está se diversificando cada vez mais. Por fim, a cidade se consolida como um polo cultural da região Norte, com artistas que levam o nome de Roraima para o mundo.
Fonte: Da Redação
Ação é contra Fagner de Matos Gomes, e pede a cassação do seu registro de…
Meta é imunizar pelo menos 2 mil animais até dia 12 de dezembro
Conforme relato do morador, água não alcançava nem as torneiras baixas, contudo, a conta de…
Com um trabalho voltado para a primeira infância reconhecido internacionalmente, a capital detém a certificação…
Aulas serão presenciais e acontecem no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI)
Tema foi debatido no congresso sobre Tratamentos Adequados e Soluções Consensuais de Conflitos