Cidades

ATENTADO À SAÚDE PÚBLICA – Caer joga fezes no Rio Branco

A Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) continua despejando esgoto no Rio Branco, de onde vem toda a água que o boa-vistense bebe. Explícito crime ambiental e o que é pior: um atentado à Saúde pública.

Semana passada, a elevatória que fica no Parque do Rio Branco, no Centro, pifou e o esgoto, sem tratamento algum, foi despejado no igarapé Caxangá, que deságua no Branco, mesmo rio que a Caer capta água para nos vender. Logo em seguida, os moradores denunciaram o forte odor de fezes.

Os dejetos voltaram pela tubulação e entupiram fossas. Assim, bueiros entupiram também e transbordaram, formando “lagoas podres” nas ruas do bairro Calungá e imediações. Reclamação generalizada. Os banheiros do Parque do Rio Branco, ponto turístico de Boa Vista, no Centro, tiveram que ser interditados porque também entupiram sem o devido escoamento. Mais fezes e outros dejetos foram parar no rio Branco.

O explícito crime ambiental cometido pela Caer, somente este ano, já foi alvo de duas recomendações feitas pelo MP, sobre o despejo irregular de esgoto não tratado no córrego do Parque do Rio Branco. A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente apontou que o mau funcionamento da elevatória do Calungá provoca o extravasamento em ruas nas imediações do Parque. Contudo, a Caer ainda não tomou providência alguma e o Branco continua recebendo fezes.

Caer estraga toda a cidade

Do outro lado da cidade, moradores denunciaram o mesmo problema. A Caer também joga, da mesma forma, fezes no rio Cauamé, afluente do rio Branco, que é o principal manancial de água potável de Roraima. O crime ambiental é explícito. Só é ir ao final da travessa U, no bairro Caranã, Zona Oeste. Lá, a Caer lança uma grande quantidade de excrementos para dentro do rio.

A Caer também já foi multada por poluir o Mirandinha, na Zona Leste da Capital. Similarmente, o MP relata que a Companhia também despejou esgoto “in natura” no leito do igarapé. O Jararaca, que corta boa parte do bairro Mecejana, é mais um que sofre com a poluição, que pode ser vista a olho nu. Dessa forma, sem rede de esgoto da Caer, moradores despejam os dejetos direto no igarapé.

Calado

Para quem não sabe, a Caer faz parte da cota do senador Mecias de Jesus no governo de Antônio Denarium. Anteriormente, a Companhia nunca esteve tão sucateada como agora. Serve apenas como “cabide de emprego”.

Como já disse: a reclamação é generalizada, mas apesar dos apelos da população, Mecias, que hoje toca a Caer, nunca se manifestou como representante do povo.

Álvares dos Anjos – cronista

Rosi Martins

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

9 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

12 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

13 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

14 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

14 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

16 horas ago