Cidades

ATENTADO À SAÚDE PÚBLICA – Caer joga fezes no Rio Branco

A Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) continua despejando esgoto no Rio Branco, de onde vem toda a água que o boa-vistense bebe. Explícito crime ambiental e o que é pior: um atentado à Saúde pública.

Semana passada, a elevatória que fica no Parque do Rio Branco, no Centro, pifou e o esgoto, sem tratamento algum, foi despejado no igarapé Caxangá, que deságua no Branco, mesmo rio que a Caer capta água para nos vender. Logo em seguida, os moradores denunciaram o forte odor de fezes.

Os dejetos voltaram pela tubulação e entupiram fossas. Assim, bueiros entupiram também e transbordaram, formando “lagoas podres” nas ruas do bairro Calungá e imediações. Reclamação generalizada. Os banheiros do Parque do Rio Branco, ponto turístico de Boa Vista, no Centro, tiveram que ser interditados porque também entupiram sem o devido escoamento. Mais fezes e outros dejetos foram parar no rio Branco.

O explícito crime ambiental cometido pela Caer, somente este ano, já foi alvo de duas recomendações feitas pelo MP, sobre o despejo irregular de esgoto não tratado no córrego do Parque do Rio Branco. A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente apontou que o mau funcionamento da elevatória do Calungá provoca o extravasamento em ruas nas imediações do Parque. Contudo, a Caer ainda não tomou providência alguma e o Branco continua recebendo fezes.

Caer estraga toda a cidade

Do outro lado da cidade, moradores denunciaram o mesmo problema. A Caer também joga, da mesma forma, fezes no rio Cauamé, afluente do rio Branco, que é o principal manancial de água potável de Roraima. O crime ambiental é explícito. Só é ir ao final da travessa U, no bairro Caranã, Zona Oeste. Lá, a Caer lança uma grande quantidade de excrementos para dentro do rio.

A Caer também já foi multada por poluir o Mirandinha, na Zona Leste da Capital. Similarmente, o MP relata que a Companhia também despejou esgoto “in natura” no leito do igarapé. O Jararaca, que corta boa parte do bairro Mecejana, é mais um que sofre com a poluição, que pode ser vista a olho nu. Dessa forma, sem rede de esgoto da Caer, moradores despejam os dejetos direto no igarapé.

Calado

Para quem não sabe, a Caer faz parte da cota do senador Mecias de Jesus no governo de Antônio Denarium. Anteriormente, a Companhia nunca esteve tão sucateada como agora. Serve apenas como “cabide de emprego”.

Como já disse: a reclamação é generalizada, mas apesar dos apelos da população, Mecias, que hoje toca a Caer, nunca se manifestou como representante do povo.

Álvares dos Anjos – cronista

Rosi Martins

Recent Posts

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda

Etapa inclui dívidas vencidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022

42 minutos ago

Sine: confira as vagas de emprego para Roraima nesta segunda-feira, 20

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira e exclusivas para Pessoas…

1 hora ago

PF faz buscas em casa de suspeito de vender material com cenas de abuso sexual infantojuvenil em Boa Vista

Segundo investigações, homem oferecia material em grupo de mensagens

1 hora ago

IEL-RR oferta vagas para programa de Bolsa de Inovação Tecnológica; inscrições seguem até 24 de maio

Bolsas chegam ao valor de R$ 1 mil. Programa está na sua 13º edição e…

15 horas ago

Roraima tem maior taxa de morte por intervenção policial do Brasil

Dados são do Mapa de Segurança Pública publicado neste ano; índice aumentou 225% entre os…

19 horas ago

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS

Este é o segundo imunizante que combate a doença pré-qualificado pela entidade

21 horas ago