Cidades

Avenida das Guianas em Boa Vista, recebe iluminação em Led

A avenida das Guianas, no bairro Treze de setembro, em Boa Vista, recebeu as luminárias com tecnologia 100% LED.

Os serviços contemplam o trecho após a Praça Simon Bolívar, até o início da ponte dos Macuxi. Cerca de 324 luminárias de 400w são trocadas por outras de 200w, que apesar da potência menor, são capazes de clarear ainda mais as vias.

Praticante de ciclismo no tempo livre, o empresário Rickson Brandão reconhece que ter boa iluminação nas ruas e avenidas gera mais segurança para quem circula por esses locais.

“Melhora para os motoristas e para os ciclistas com as luzes de LED. Essa avenida é um trajeto atraente para nós e agora nos sentimos mais seguros, não só aqui, como em toda a cidade, que está bastante iluminada. A prefeitura está de parabéns”, disse.

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Cláudio Galvão, as vantagens da troca das lâmpadas estão além de melhor visibilidade. Os LEDs são livres de metais pesados, exigem menos manutenção e ainda são econômicos.

“Devido à tecnologia dos equipamentos, reduziremos em 50% o consumo de energia e as vias ficarão ainda mais claras, proporcionando bem estar às pessoas. Além disso, ajudaremos o meio ambiente, pois essas luzes não têm componentes tóxicos”, ressaltou.

Próximas etapas

Assim, a transformação da iluminação pública já ocorreu em 47 bairros de Boa Vista e cinco áreas de interesse social. Com recursos garantidos por emedas parlamentares, os próximos a receber os serviços na capital são os bairros Caçari e Paraviana.

Seguindo a ordem do planejamento de implantação, Bairro dos Estados, Canarinho, Aparecida e Centro contarão com o sistema 100% LED ainda no primeiro semestre de 2024.

Comunidades indígenas

Todas as comunidades indígenas atendidas pelo município também vão passar pela transição. Darôra, Vista Nova e Vista Alegre foram as primeiras a contar com os benefícios das luminárias mais duráveis e eficientes.

Assim, a previsão é iniciar os serviços nas demais ainda no mês de fevereiro. O cronograma desta etapa beneficiará as comunidades Bom Jesus, Reino de Deus, Lago Grande, Milho e Aakan.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

19 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

1 hora ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago