Cidades

Bairro de Boa Vista registra mais de 100 milímetros de chuva nesta quarta, 22

Nas últimas 12 horas, os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em Boa Vista registraram uma média de 63 milímetros de chuva na capital. Por isso, a Prefeitura intensificou as ações para reduzir os impactos causados à população. A Patrulha da Chuva, responsável pela limpeza de bocas de lobo em diversos pontos da cidade, está nas ruas facilitando o escoamento da água e prevenindo alagamentos.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, a região do bairro Olímpico foi a que registrou a maior quantidade, 104 mm. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para Roraima, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).

As equipes da Prefeitura atuam de forma integrada com os serviços de drenagem e manutenção de canais. Locais como a avenida dos Bandeirantes, no bairro Buritis, já receberam limpeza e tiveram o escoamento normalizada após a limpeza. A rua Pacú, no bairro Santa Tereza, também recebeu os mesmos serviços.

Conforme o superintendente municipal de Conservação Pública, Rômulo Almeida, a participação da população é fundamental nesse processo. Dados do município apontam que, entre outubro de 2025 e março de 2026, cerca de 10 mil bocas de lobo foram limpas, com a retirada de grande quantidade de resíduos.

“Ainda é comum o acúmulo de galhadas e materiais de construção descartados irregularmente nas ruas, o que contribui para o entupimento das bocas de lobo e pode causar alagamentos, inclusive nas próprias casas dos moradores”, disse Rômulo.

Central 156

A Central 156 recebeu 4 chamados relacionados à chuva, sendo dois referentes a quedas de árvores e dois envolvendo ruas com acúmulo de água. Em caso de emergência, a população pode também acionar o serviço de atendimento. A Central direciona as demandas para as equipes responsáveis. 

Obras e melhorias

Para enfrentar os impactos das chuvas, a Prefeitura tem investido em infraestrutura. Nos últimos quatro anos, foram executados mais de 58 quilômetros de drenagem, atendendo 227 trechos de ruas e solucionando 46 pontos críticos de alagamento na capital.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas preventivas durante períodos de chuva intensa:

  • Evitar contato com redes elétricas;
  • Não se abrigar debaixo de árvores ou estruturas metálicas;
  • Evitar circular em áreas alagadas;
  • Não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Não estacionar veículos sob árvores;
  • Após as chuvas, observar possíveis rachaduras no solo próximas a árvores.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Senado: aprovado PL que identifica biométrica de mães e bebês após o parto

Projeto também evitará casos de adoções irregulares e tráfico de crianças

33 minutos ago

Artistas locais são destaques na programação musical do Maior Arraial da Amazônia

Dos 40 shows previstos para o evento, 38 serão comandados por talentos de Roraima, fortalecendo…

2 horas ago

Inscrições abertas para ambulantes que desejam atuar no São João no Parque Anauá

São ofertadas 180 vagas. Evento ocorre de 28 de junho a 4 de julho

3 horas ago

Cartão vermelho: entidades lançam campanha de combate ao trabalho infantil

Cerca de 138 milhões de crianças são vítimas no mundo

3 horas ago

Polícia procura por caseiro resgatado com facadas em Alto Alegre após descoberta de corpo em cova rasa

Corpo de Manoel Pereira Lima, de 72 anos, foi encontrado em avançado estado de decomposição…

3 horas ago

São João no Parque Anauá: Governo destina cerca de R$ 2 milhões para 28 quadrilhas juninas

Investimento contempla grupos das categorias Especial, Acesso e Emergente e fortalece a realização do maior…

3 horas ago