Cidades

Bem-estar na terceira idade: idosos passam por avaliação para praticarem esportes em Boa Vista

O envelhecimento é parte da vida e a Prefeitura de Boa Vista trabalha para que esse processo ocorra de forma saudável para os idosos Cabelos de Prata, composto por pessoas a partir de 60 anos. Cuidados específicos com o corpo, como a alimentação e o esporte, são essenciais nessa missão. Desde que entrou no projeto em 2017, Erivaldo Freitas, de 72 anos, é um dos integrantes mais dedicados.

“Minha atividade física sempre foi trabalhar para alimentar meus 10 filhos. Cuidar de dez pessoas não é brincadeira e dediquei a maior parte da minha vida a isso. Hoje, com as atividades no Cabelos de Prata, eu sinto que rejuvenesci uns 15 anos. O esporte faz a diferença”, relatou o pernambucano.

Com exames anuais de aptidão física e atividades que incentivam os cuidados com a saúde, os profissionais da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) garantem o bem-estar dos integrantes. Bernarda Silva tem 62 anos e afirma que os exercícios ajudam na disposição. “Participo de forma mais leve porque o meu joelho dói. Mesmo assim, eu me sinto muito melhor desde que entrei no projeto”, disse a beneficiária.

Os testes de aptidão física ocorrem no início do ano

Assim, a dor no joelho de Dona Bernarda é um exemplo do que os profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) identificam durante os testes anuais. “Os idosos podem não ter conhecimento das próprias capacidades físicas. É importante saber quais são as limitações do corpo do integrante”, contou a gerente do CRAS Cristiana Vicente Nunes, Valdete Cavalcante.

Com o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e alguns exercícios para detectar o nível de equilíbrio e velocidade de movimento, os profissionais conseguem elaborar atividades físicas adaptadas para os idosos. “Fico muito grato por participar da vida deles. Nosso objetivo é garantir o bem-estar, mas quem fica com o coração quentinho de ver a felicidade deles, somos nós”, frisou o educador físico Junior Duarte.

Cuidado com os idosos

Segundo dados divulgados em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos representam 14,7% da população brasileira. Por isso, projetos como o Cabelos de Prata são essenciais para proporcionar qualidade de vida para os idosos em vulnerabilidade social.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

SUS oferece novo medicamento para pacientes com anemia

Anemia afeta a saúde de crianças e mulheres em fase pré-menopausa e atinge principalmente pessoas…

1 hora ago

Família de jovem assassinado denuncia dificuldades para liberação do corpo em IML de Roraima

Família aguarda desde o dia 1 de outubro para sepultar Jeferson Alves, morto na região…

4 horas ago

Dupla é presa com R$ 66,2 mil e materiais de campanha da vereadora Juliana Garcia, em Boa Vista

De acordo com as investigações, suspeita é que dinheiro seria usado na compra de votos.…

4 horas ago

Entidade antecipa proibição de cartão de crédito para pagamento de apostas online

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, estimou a participação dos cartões em 10%…

7 horas ago

Combate ao crime eleitoral: PF realiza operações no interior de RR neste sábado

Polícia Federal realizou ações em Pacaraima, Alto Alegre, São Luiz e Mucajaí. informações relacionadas à…

8 horas ago

Preço da gasolina sobe 9,2% e atinge R$ 6,68 em Roraima, aponta pesquisa

Monitor de Preços de Combustíveis indicam que, na região Norte, o abastecimento de um tanque…

8 horas ago