Cidades

‘Bem-Te-Vi’: com entrega gratuita de óculos, projeto já atendeu mais de 4 mil alunos de Boa Vista

Em pouco mais de dois anos de implantação, o projeto ‘Bem-Te-Vi‘ tem impactado positivamente a vida de milhares de alunos da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista.

Por meio dessa iniciativa, são oferecidas consultas médicas e oftalmológicas, resultando em entrega gratuita de óculos para as crianças que então, necessitam de correção visual. Este ano, 12 mil alunos devem passar pela triagem. Desde a implantação do Bem-Te-Vi, 4.524 crianças receberam os óculos.

Triagem no Bem-Te-Vi

Assim, a etapa 2025 de triagem já está em andamento e segue até o dia 17 de junho em diversas escolas de Boa Vista. Nessa fase, há o escaneador ocular Spot Vision Screener (Hillrom). Uma tecnologia moderna, portátil e não invasiva. Sendo assim, em segundos, o equipamento detecta alterações visuais nas crianças.

 “É um equipamento tecnológico e muito rápido. Capta a dilatação da pupila com uma luz colorida que chama a atenção da criança, sem dor ou desconforto. Em menos de uma hora, conseguimos avaliar até 50 alunos. Caso a criança precise de óculos ou até de cirurgia, já iniciamos o processo de acompanhamento. É um trabalho humanizado e eficiente”, explicou a coordenadora da etapa de triagem do projeto, Vitória Bezerra.

Como resultado, os estudantes com alterações visuais identificadas na triagem vão para a próxima etapa, as consultas oftalmológicas, onde no mesmo dia já escolhem sua armação de óculos em uma ótica montada na própria escola. Assim, em casos de problemas mais sérios, os alunos seguem para tratamento especializado no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).

Transformando realidades, ampliando horizontes

Do mesmo modo, o gerente de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Janderson Barros, explicou os objetivos do projeto e a importância de acompanhar os alunos que já passaram pela triagem anteriormente.

“Neste ano, faremos duas frentes de atendimento: uma com os alunos novos na rede municipal e outra com os que já foram atendidos. Queremos verificar se houve evolução visual e também acompanhar o impacto no desempenho escolar. São histórias que nos emocionam”, disse.

Nesse sentido, ele também reforçou a relevância do projeto. “Muitos pais desconheciam que os filhos tinham dificuldades visuais. Quando identificamos e solucionamos, transformamos não só a aprendizagem da criança, mas toda a rotina familiar. É um projeto que muda vidas”, contou.

Depoimentos que emocionam

Sara Silva, de 9 anos, é aluna do 4° ano da Escola Municipal Aquilino Mota. Ela, que está entre os contemplados com os óculos há cerca de um ano, destacou mudanças significativas. “Minha visão melhorou. Antes tinha que se sentar perto do quadro. Agora uso os óculos o dia inteiro. Escolhi a armação que mais gostei”, contou animada.

Gracilene Moreira, mãe da Sara, reforçou a evolução da filha, tanto no ambiente escolar, como também no dia a dia. “A leitura dela era muito difícil. Hoje melhorou bastante, tanto na escola quanto nas tarefas em casa”.

Quem também tinha dificuldades era o aluno Arthur Miguel, de 8 anos, estudante do 3° ano. “Antes eu não enxergava direito. Sentia muita dor de cabeça. Agora posso estudar melhor”, disse.

Por fim, o pai, Rodrigo Nascimento, destacou a melhora do filho. Ela reflete diretamente no rendimento escolar do pequeno Arthur. “Ele recebeu os óculos em junho do ano passado. A mudança foi visível: ele parou de reclamar de dores e suas notas melhoraram muito”.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Sine: veja as 205 oportunidades de emprego para esta segunda-feira, 15

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

1 hora ago

Jovem é morto pela namorada após discussão no interior de RR

Mulher, de 34 anos, disse que golpeou Luidy Gabriel Sousa do Vale para se defender…

2 horas ago

Mais três integrantes de facção são presos em Roraima e Santa Catarina; sobe para 21 mandados de prisão cumpridos

Prisões ocorreram neste sábado, dia 13. A PCRR vem cumprindo 77 ordens judiciais, incluindo 22…

17 horas ago

Videogame brasileiro tem menino yanomami como herói

Jogo foi baseado no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami

18 horas ago

Homem morre com sinais de atropelamento na BR-401, em Bonfim

Vítima, que estava próxima a uma motocicleta, ainda estava viva quando a PM chegou ao…

19 horas ago

Motociclista morre após bater contra poste de energia no Operário

Acidente teria acontecido após o jovem perder o controle do veículo e bater no meio-fio

20 horas ago