Cidades

‘Bem-Te-Vi’: com entrega gratuita de óculos, projeto já atendeu mais de 4 mil alunos de Boa Vista

Em pouco mais de dois anos de implantação, o projeto ‘Bem-Te-Vi‘ tem impactado positivamente a vida de milhares de alunos da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista.

Por meio dessa iniciativa, são oferecidas consultas médicas e oftalmológicas, resultando em entrega gratuita de óculos para as crianças que então, necessitam de correção visual. Este ano, 12 mil alunos devem passar pela triagem. Desde a implantação do Bem-Te-Vi, 4.524 crianças receberam os óculos.

Triagem no Bem-Te-Vi

Assim, a etapa 2025 de triagem já está em andamento e segue até o dia 17 de junho em diversas escolas de Boa Vista. Nessa fase, há o escaneador ocular Spot Vision Screener (Hillrom). Uma tecnologia moderna, portátil e não invasiva. Sendo assim, em segundos, o equipamento detecta alterações visuais nas crianças.

 “É um equipamento tecnológico e muito rápido. Capta a dilatação da pupila com uma luz colorida que chama a atenção da criança, sem dor ou desconforto. Em menos de uma hora, conseguimos avaliar até 50 alunos. Caso a criança precise de óculos ou até de cirurgia, já iniciamos o processo de acompanhamento. É um trabalho humanizado e eficiente”, explicou a coordenadora da etapa de triagem do projeto, Vitória Bezerra.

Como resultado, os estudantes com alterações visuais identificadas na triagem vão para a próxima etapa, as consultas oftalmológicas, onde no mesmo dia já escolhem sua armação de óculos em uma ótica montada na própria escola. Assim, em casos de problemas mais sérios, os alunos seguem para tratamento especializado no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).

Transformando realidades, ampliando horizontes

Do mesmo modo, o gerente de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Janderson Barros, explicou os objetivos do projeto e a importância de acompanhar os alunos que já passaram pela triagem anteriormente.

“Neste ano, faremos duas frentes de atendimento: uma com os alunos novos na rede municipal e outra com os que já foram atendidos. Queremos verificar se houve evolução visual e também acompanhar o impacto no desempenho escolar. São histórias que nos emocionam”, disse.

Nesse sentido, ele também reforçou a relevância do projeto. “Muitos pais desconheciam que os filhos tinham dificuldades visuais. Quando identificamos e solucionamos, transformamos não só a aprendizagem da criança, mas toda a rotina familiar. É um projeto que muda vidas”, contou.

Depoimentos que emocionam

Sara Silva, de 9 anos, é aluna do 4° ano da Escola Municipal Aquilino Mota. Ela, que está entre os contemplados com os óculos há cerca de um ano, destacou mudanças significativas. “Minha visão melhorou. Antes tinha que se sentar perto do quadro. Agora uso os óculos o dia inteiro. Escolhi a armação que mais gostei”, contou animada.

Gracilene Moreira, mãe da Sara, reforçou a evolução da filha, tanto no ambiente escolar, como também no dia a dia. “A leitura dela era muito difícil. Hoje melhorou bastante, tanto na escola quanto nas tarefas em casa”.

Quem também tinha dificuldades era o aluno Arthur Miguel, de 8 anos, estudante do 3° ano. “Antes eu não enxergava direito. Sentia muita dor de cabeça. Agora posso estudar melhor”, disse.

Por fim, o pai, Rodrigo Nascimento, destacou a melhora do filho. Ela reflete diretamente no rendimento escolar do pequeno Arthur. “Ele recebeu os óculos em junho do ano passado. A mudança foi visível: ele parou de reclamar de dores e suas notas melhoraram muito”.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Monte Roraima vence Progresso por 2 a 1

Clube acumula duas vitórias

6 horas ago

Homem é preso por tentar agredir esposa com pedaço de madeira na frente dos seis filhos no Cantá

Policiais apreenderam uma espingarda e outra arma de fabricação caseira com o suspeito, após agressões…

7 horas ago

Homem ameaça equipe médica, xinga policiais e danifica viatura em Boa Vista

Paciente ameaçou médica dizendo que "que iria se vingar", a xingou de "vagabunda" e chamou…

8 horas ago

‘Não é para qualquer pessoa usar’, diz médico sobre as canetas emagrecedoras

Agência reguladora do Reino Unido destaca raros casos de pancreatite associada ao uso frequente do…

10 horas ago

‘Cuidar, proteger e respeitar’: mostra fotográfica celebra trabalho de proteção aos animais em Roraima

Mostra reúne 24 fotografias e destaca mais de 15 mil atendimentos gratuitos realizados em 12…

11 horas ago

Estrutura nova e moderna: inaugurada escola municipal no bairro Airton Rocha em Boa Vista

Unidade foi construída com recursos próprios e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

11 horas ago