Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos - Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV
Para minimizar os impactos no meio ambiente e preservar a saúde pública, a Prefeitura de Boa Vista iniciou o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos na zona rural do município. Com pontos de coleta autorizados até sexta-feira, 12, a ação é regulamentada por leis específicas, incentivando, assim, o descarte correto desses recipientes.
Os agricultores devem fazer a tríplice lavagem das embalagens vazias (com água, por três vezes) para evitar resíduos tóxicos, logo após o uso do produto. De acordo com o secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, o trabalho é feito com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), responsável pela logística reversa.
“Nosso trabalho é sensibilizar os produtores sobre a importância da devolução correta das embalagens. Atuamos em parceria com o instituto na divulgação dessa prática e na parte logística, disponibilizando caminhões para coletar as embalagens e transportá-las até o centro de processamento localizado no Distrito Industrial”, disse.
No ano passado, os pontos da prefeitura recolheram mais de 3 toneladas de embalagens de agrotóxico vazias e neste ano, a meta é atingir 5 toneladas.
Como parte de uma ação conjunta entre produtores, associações e a prefeitura, os pontos de coletas evitam a contaminação do solo, da água e, desse modo, protegem a saúde das pessoas, promovendo uma agricultura mais segura. Produtor de banana, macaxeira, abóbora, assim como batata-doce e maxixe, João Pinheiro atua na região há 10 anos e sempre entrega as embalagens de forma correta.
“A gente entende que é algo perigoso para deixar jogado de qualquer forma. Por isso, precisamos ter a responsabilidade e devolver da forma correta. Aqui em Boa Vista, a prefeitura sempre incentiva a gente a devolver do jeito certo, além de sempre apoiar o agricultor. Desde o início de tudo, a prefeitura tem apoiado a nossa região, no desenvolvimento da produção”, destacou.
Conforme a supervisora da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Boa Vista, Edilene Araújo, a parceira do município garante o descarte ambientalmente correto desses materiais.
“É importante para que os produtores possam fazer a limpeza de suas propriedades, não deixando o material jogado e espalhado pelo campo. A legislação a respeito dos defensivos agrícolas é justamente para evitar a contaminação do meio ambiente”, contou.
10/12/2025
11/12/2025
12/12/2025
Fonte: Da Redação
De acordo com a polícia, Homem é dependente químico e havia agredido a esposa antes…
Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026
Contratação está no Diário Oficial dos Municípios
Rua José Francisco recebe quase 1.300 metros de recomposição asfáltica e integra pacote que contempla…
Alunos entram às 7h30 e saem às 16h30, com aulas convencionais e atividades complementares como…
Para participar de uma das turmas de Informática Básica e Avançada os interessados devem ter…