Cidades

Boa Vista Junina se tornou principal evento cultural da capital

O maior arraial da Amazônia foi criado em 2001 durante a segunda gestão de Teresa Surita (MDB), na Prefeitura de Boa Vista. À época, a festa era realizada na frente da praça Capitão Clóvis, onde as famílias se reuniam para comer boas comidas típicas e participar das programações de rua.

Com o passar dos anos, o evento foi tomando corpo, cada vez mais pessoas passaram a marcar presença e a festa cresceu.

Foi aí que Teresa Surita teve a ideia de transferir a estrutura para a praça do Centro Cívico, onde, por muitos anos, garantiu emprego e renda a milhares de famílias roraimenses e a diversão dos quadrilheiros.

A partir de 2015, quando Teresa entregou as obras da praça Fábio Marques Paracat, uma extensão do complexo Ayrton Senna, a festa ganhou um espaço ainda maior e mais adequado para a mega estrutura de shows, apresentações, praças de alimentação, arquibancadas, tablado, áreas específicas para ambulantes, comercialização de alimentos, artesanato e prestação de serviços.

Foi a consolidação da festa como o maior arraial da Amazônia, que passou a contar com shows nacionais, disputas acirradas de grupos folclóricos locais e convidados, a maior paçoca do mundo, espaços kids, cantinho da amamentação, playgrounds e banheiros familiares, afinal Boa Vista é a capital da 1º infância.

Boa Vista Junina 2022

A festa, que acontece este ano de forma presencial, continua mais que especial durante gestão do prefeito Arthur Henrique (MDB). Ela marca o reencontro entre as famílias, após dois anos de pandemia, e traz de volta aquele sentimento especial que só quem vive o movimento junino e quadrilheiro sabe explicar.

Com a sua marca consolidada, o Boa Vista Junina garante o desenvolvimento econômico da capital e, consequentemente, do Estado. Isso porque, durante as festas, os hotéis da capital ficam movimentados, os setores de transporte e os segmentos alimentícios, de costura e prestadores de serviços, dentre outros, são super aquecidos.

O que é aplicado de recursos públicos no arraial retorna em emprego e renda para as famílias que aguardam o ano inteiro a chegada desta data.

“O Boa Vista Junina é um dos maiores eventos do estado de Roraima e, por isso, é uma época muito importante para quem trabalha comercializando alimentos e prestadores de serviços. O Boa Vista Junina não é só uma grande festa cultural, é, de fato, uma ação de governo que traz inúmeros benefícios a todos, seja no lazer, na geração de emprego, movimentando a economia. O nosso olhar, em todas as festas, sempre foi para as pessoas. E o dever de um gestor é cuidar de todos”, disse Teresa.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

5 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

8 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

10 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

11 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

11 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

1 dia ago