Cidades

Boa Vista Junina se tornou principal evento cultural da capital

O maior arraial da Amazônia foi criado em 2001 durante a segunda gestão de Teresa Surita (MDB), na Prefeitura de Boa Vista. À época, a festa era realizada na frente da praça Capitão Clóvis, onde as famílias se reuniam para comer boas comidas típicas e participar das programações de rua.

Com o passar dos anos, o evento foi tomando corpo, cada vez mais pessoas passaram a marcar presença e a festa cresceu.

Foi aí que Teresa Surita teve a ideia de transferir a estrutura para a praça do Centro Cívico, onde, por muitos anos, garantiu emprego e renda a milhares de famílias roraimenses e a diversão dos quadrilheiros.

A partir de 2015, quando Teresa entregou as obras da praça Fábio Marques Paracat, uma extensão do complexo Ayrton Senna, a festa ganhou um espaço ainda maior e mais adequado para a mega estrutura de shows, apresentações, praças de alimentação, arquibancadas, tablado, áreas específicas para ambulantes, comercialização de alimentos, artesanato e prestação de serviços.

Foi a consolidação da festa como o maior arraial da Amazônia, que passou a contar com shows nacionais, disputas acirradas de grupos folclóricos locais e convidados, a maior paçoca do mundo, espaços kids, cantinho da amamentação, playgrounds e banheiros familiares, afinal Boa Vista é a capital da 1º infância.

Boa Vista Junina 2022

A festa, que acontece este ano de forma presencial, continua mais que especial durante gestão do prefeito Arthur Henrique (MDB). Ela marca o reencontro entre as famílias, após dois anos de pandemia, e traz de volta aquele sentimento especial que só quem vive o movimento junino e quadrilheiro sabe explicar.

Com a sua marca consolidada, o Boa Vista Junina garante o desenvolvimento econômico da capital e, consequentemente, do Estado. Isso porque, durante as festas, os hotéis da capital ficam movimentados, os setores de transporte e os segmentos alimentícios, de costura e prestadores de serviços, dentre outros, são super aquecidos.

O que é aplicado de recursos públicos no arraial retorna em emprego e renda para as famílias que aguardam o ano inteiro a chegada desta data.

“O Boa Vista Junina é um dos maiores eventos do estado de Roraima e, por isso, é uma época muito importante para quem trabalha comercializando alimentos e prestadores de serviços. O Boa Vista Junina não é só uma grande festa cultural, é, de fato, uma ação de governo que traz inúmeros benefícios a todos, seja no lazer, na geração de emprego, movimentando a economia. O nosso olhar, em todas as festas, sempre foi para as pessoas. E o dever de um gestor é cuidar de todos”, disse Teresa.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Brasil tem melhor renda, menor pobreza e desigualdade desde 1995

Ipea aponta avanço após crises e retomada do trabalho e da assistência

3 horas ago

Trecho da Avenida Carlos Pereira de Melo é interditado para obra de faixa elevada

Serviço vai ocorrer entre 8 e 22 de dezembro

3 horas ago

Justiça de Roraima obriga Governo a nomear 490 aprovados no concurso da Educação

Decisão é resultado de uma Ação Civil Pública apresentada pela Defensoria Pública de Roraima

4 horas ago

Estudo aponta irregularidade em 37% dos processos de mineração no país

De 257.591 processos, 95.740 apresentam alguma inconsistência

5 horas ago

Documentário destaca produção de queijo artesanal em Roraima

Filme apresenta histórias sobre o trabalho desenvolvido por duas famílias do Estado e os desafios…

7 horas ago

Tour Natalino leva membros do Conselho Municipal de Turismo aos pontos decorados de Boa Vista

Ação buscou fortalecer o diálogo sobre turismo, ocupação urbana e o impacto econômico gerado pela…

8 horas ago