Cidades

Boa Vista recebe prêmio nacional por projeto de segurança pública com tecnologia de ponta

Boa Vista foi uma das vencedoras do Prêmio InovaCidade 2025 no congresso Smart City Business América, ocorrido no Expo Center Norte, São Paulo. O sistema de monitoramento de câmeras, projeto que aplica alta tecnologia à segurança pública e à gestão urbana, rendeu à cidade de Boa Vista os prêmios nas categorias “Integração Tecnológica para a Segurança” e “Gestão Inteligente de Municípios Brasileiros”.

Dessa forma, o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Cláudio Galvão dos Santos, subiu ao palco para receber a premiação. Além disso, projeto vencedor provém de uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista e a empresa Tecno-IT, responsável pela implantação de uma rede óptica de alta capacidade interligando órgãos públicos, câmeras e sistemas inteligentes de monitoramento.

“Essa premiação demonstra o quanto o município de Boa Vista, na gestão do prefeito Arthur Henrique, vem avançando na questão do monitoramento voltado à segurança pública”, disse o secretário.

Monitoramento em tempo real

A estrutura inclui mais de 64 quilômetros de fibra óptica e uma central integrada que conecta equipamentos e dispositivos em tempo real. Ao todo, 90 câmeras de alta resolução foram instaladas, com leitura de placas, reconhecimento facial e recursos analíticos. Além disso, todas operadas por um software central (HikCentral) e suportadas por servidores com capacidade de armazenamento de 192 terabytes.

De acordo com Lúcio Guimarães, gerente de Processos da Secretaria Municipal de Segurança, a tecnologia aplicada transforma a forma como a cidade gerencia segurança pública e outros serviços urbanos. “Conseguimos monitorar, controlar e analisar tudo a partir de uma central única. Isso garante respostas mais rápidas e mais eficiência na gestão”, explicou.

Equipe capacitada e gestão autônoma

Por fim, projeto também envolveu capacitação técnica da equipe local, garantindo que os servidores da Prefeitura tenham autonomia para operar e manter os sistemas. A Tecno-IT, responsável pela execução do serviço, foi quem sugeriu a inscrição do case no Prêmio InovaCidade 2025.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Cinco homens tentam transportar diesel irregularmente e PRF apreende 12 mil litros do combustível em Pacaraima

Suspeitos fugiram pela mata durante abordagem na BR-174 e não foram localizados

10 horas ago

Escola São José inicia ano letivo sem copa, centrais de ar e com banheiro em reforma, diz denúncia

Alunos relatam calor, salas de aula sem estrutura básica e banheiro improvisado

11 horas ago

Licença-paternidade pode chegar a 20 dias; projeto aguarda votação no Senado

Matéria está pronta para entrar na pauta do Plenário, que retoma as atividades neste mês

13 horas ago

Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda

Medida permite o bloqueio de valores em contas intermediárias e a devolução de recursos em…

14 horas ago

Ovo mais barato: preços atingem menor patamar de janeiro em seis anos

Em janeiro, valores estavam até 27% inferiores aos registrados há um ano atrás

15 horas ago