Foto: Divulgação/ PMBV
Boa Vista foi uma das vencedoras do Prêmio InovaCidade 2025 no congresso Smart City Business América, ocorrido no Expo Center Norte, São Paulo. O sistema de monitoramento de câmeras, projeto que aplica alta tecnologia à segurança pública e à gestão urbana, rendeu à cidade de Boa Vista os prêmios nas categorias “Integração Tecnológica para a Segurança” e “Gestão Inteligente de Municípios Brasileiros”.
Dessa forma, o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Cláudio Galvão dos Santos, subiu ao palco para receber a premiação. Além disso, projeto vencedor provém de uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista e a empresa Tecno-IT, responsável pela implantação de uma rede óptica de alta capacidade interligando órgãos públicos, câmeras e sistemas inteligentes de monitoramento.
“Essa premiação demonstra o quanto o município de Boa Vista, na gestão do prefeito Arthur Henrique, vem avançando na questão do monitoramento voltado à segurança pública”, disse o secretário.
A estrutura inclui mais de 64 quilômetros de fibra óptica e uma central integrada que conecta equipamentos e dispositivos em tempo real. Ao todo, 90 câmeras de alta resolução foram instaladas, com leitura de placas, reconhecimento facial e recursos analíticos. Além disso, todas operadas por um software central (HikCentral) e suportadas por servidores com capacidade de armazenamento de 192 terabytes.
De acordo com Lúcio Guimarães, gerente de Processos da Secretaria Municipal de Segurança, a tecnologia aplicada transforma a forma como a cidade gerencia segurança pública e outros serviços urbanos. “Conseguimos monitorar, controlar e analisar tudo a partir de uma central única. Isso garante respostas mais rápidas e mais eficiência na gestão”, explicou.
Por fim, projeto também envolveu capacitação técnica da equipe local, garantindo que os servidores da Prefeitura tenham autonomia para operar e manter os sistemas. A Tecno-IT, responsável pela execução do serviço, foi quem sugeriu a inscrição do case no Prêmio InovaCidade 2025.
Fonte: Da Redação
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…
Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…