Um ouvidor facilita a comunicação entre cidadãos e órgãos públicos, promovendo confiança e colaboração. Assim, o 1° Encontro de Ouvidorias de Assistência Social da Região Norte– Amazonas e Roraima, com foco em construir um Sistema Nacional de Ouvidorias, teve início nesta quinta-feira, (25) e se estende até amanhã, (26).
O evento é resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Prefeitura de Boa Vista.
Assim, a proposta do sistema será mediar de forma eficaz a comunicação entre os cidadãos e o Governo Federal. Segundo a ouvidora-geral do MDS, Eliana Pinto, o envolvimento da população fortalece então, a administração pública.
“Nosso objetivo é ampliar a participação cidadã, pois, muitos programas sociais ainda não são conhecidos ou acessados. Eventos como este são fundamentais para conscientizar a todos sobre a importância da participação na gestão pública”, disse Eliana.
Além do Sistema de proteção, também estão na pauta de assuntos discutidos no evento temas como realidades exitosas da Ouvidoria de Boa Vista; Integridade Pública e Transparência Pública; Sistema de Proteção Social; Consequências das Fake News para a população brasileira, entre outros.
“Criamos uma programação de dois dias com palestras, seminários e rodas de conversa abordando temas como ouvidoria, assistência social e a implementação desse novo sistema”, destacou o ouvidor-geral de Boa Vista, Kauan Pirolla (confira a programação abaixo).
Dessa forma, em 2023, cerca de 25.184 solicitações ocorreram pela população da capital e mais de 90% dessas demandas foram atendidas.
Além disso, Boa Vista já recebeu o Prêmio índice de Governança Municipal, que reconhece e valoriza os municípios que se destacam na eficiência da gestão pública, na transparência, qualidade dos serviços e no cumprimento de metas e objetivos.
No dia 26 (sexta-feira)
Palestrante: Profª. Drª. Rosângela Sousa – Assessora Especial do MDS
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…