Cidades

Boa Vista sedia II Fórum da Agência para Desenvolvimento Econômico e Socioambiental

O Teatro Municipal sediou nesta quinta-feira e sexta-feira (25 e 26), o II Fórum de Desenvolvimento Regional da Agência para o Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (ADES) da Região Central de Roraima.

O encontro trouxe para esta edição novos integrantes dos cinco municípios: Boa Vista, Mucajaí, Alto Alegre, Cantá e Bonfim. Eles estão debatendo a economia circular e regenerativa e agroecologia.

O Fórum tem o apoio da Prefeitura de Boa Vista. Ele colocou em pauta questões ligadas à agricultura familiar, turismo comunitário, bem como cadeia produtiva, cultura e outros temas. Para o presidente da ADES, Luis Felipe Gonçalves, o objetivo, além de agregar novos integrantes, é mostrar aos produtores e empreendedores a importância da metodologia da economia circular.

“A economia circular é um termo que se refere a produção sem impacto ao meio ambiente por aproveitar toda energia do processo produtivo. Então, todos os participantes estão se capacitando na economia circular para a gente lincar todos os temas que estamos trabalhando neste fórum”, explicou Gonçalves.

A ADES faz parte do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder), do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Boa Vista. O fórum contou com a participação de representantes da Fundação AVINA, bem como da fundação internacional que promove ações em prol da sustentabilidade.

“Viemos aqui para compartilhar um pouco dos desafios e potencial da economia circular no município. Trazer as experiências do projeto Boa Vista Acolhedora que estamos desenvolvendo aqui”, disse a representante da AVINA Rogenir Costa.

Contribuição e experiências

A representante do conselho fiscal da ADES, que também é diretora do cadastro imobiliário da Secretaria Municipal de Finanças de Boa Vista, Aline Silvano, destacou a contribuição da Prefeitura ao levar as experiências desenvolvidas no município para os outros integrantes da agência.

“As boas práticas desenvolvidas em Boa Vista estão sendo levadas aos outros municípios, para ajudar na economia, por meio de um terceiro setor“, pontuou.

O Fórum então encerrou nesta sexta-feira (26) com a palestra: “Reflexões finais, avaliação do sentimento coletivo com palavra de chamada ao comprometimento de todos com a ADES e a promoção do desenvolvimento regional”.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

56 minutos ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

2 horas ago

II Feira de Resultados de projetos sociais do TJ/RR acontece neste sábado, 23

Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…

3 horas ago

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

17 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

21 horas ago