A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB) recebeu nesta quarta-feira (23), na Câmara dos Deputados, a Medalha Amigo da Primeira Infância. A honraria é concedida a pessoas ou instituições que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da primeira infância no País. Teresa concorreu com mais de 55 indicados de todo o Brasil.
Além de Teresa, receberam a medalha a Associação Beneficente Nossa Casa, de Criciúma, Santa Catarina; o juiz Dr. Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, do Rio de Janeiro; a ex-primeira-dama do Estado do Ceará, Onélia Maria Moreira Leite de Santana, bem como Paulo Roberto Leite de Arruda, de Vitória de Santo Antão, Pernambuco.
“Nós conseguimos transformar Boa Vista hoje numa referência, num espelho para qualquer município desse país. Boa Vista é uma cidade que tem como missão a qualidade de vida dos bebês e das suas famílias, das crianças. Nós podemos não ser a maior, mas somos a melhor”, ressaltou Teresa após receber a medalha.
Teresa também destacou o trabalho que Arthur Henrique vem fazendo ao dar continuidade nas ações voltadas à Primeira Infância. O chefe do Executivo Municipal é o prefeito mais bem avaliado do país, de acordo com pesquisa divulgada recentemente.
“O atual prefeito Arthur continua com o trabalho e foi, em 2020, o prefeito mais votado do Brasil com 86% dos votos válidos. E que foi um resultado da consciência que a cidade tomou em relação à importância desse trabalho”.
Quem marcou presença no evento foi o presidente do MDB-RR, Romero Jucá. Ele destacou o reconhecimento internacional do trabalho de Teresa com a Primeira Infância.
“O trabalho da Teresa é reconhecido internacionalmente e em todo o Brasil. Um trabalho sério que fez a diferença na vida de milhares de famílias e milhares de crianças. A Primeira Infância virou a bandeira de Boa Vista. Boa Vista é a capital da Primeira Infância. Tudo isso graças à dedicação dela e agora o Arthur continua”.
Teresa foi a indicada ao prêmio que mais recebeu votos na Câmara. Escolheram os cinco indicados no Brasil, o Conselho Deliberativo, formado por secretárias, o presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados, indicado pelo respectivo líder.
A Câmara Federal transmitiu a cerimônia, alusiva ao dia da Infância, celebrado nesta quinta-feira (24), ao vivo no YouTube.
O município de Boa Vista criou o Comitê Gestor Intersetorial em 2013, com o programa Família que Acolhe (FQA), na gestão da ex-prefeita Teresa Surita. A ação integrada envolve assim, 14 secretarias municipais.
Com a criação do programa FQA, a Prefeitura revolucionou o olhar e o cuidado com a Primeira Infância na capital. E isso em uma época que mal se ouvia falar no assunto. Boa Vista se tornou então pioneira na atuação em rede e intersetorial, integrando diversos serviços nas áreas da saúde, infraestrutura, finanças, social, educação e outras.
Neste mês de setembro, o programa completa 10 anos de existência, tendo acompanhado assim mais de 30 mil gestações. É um dos programas mais completos do Brasil. As famílias contam com orientações sobre parentalidade positiva, consultas médicas, enxoval para recém-nascidos, puericultura, planejamento familiar, sala de vacina e farmácia, atendimentos de psicologia, bem como assistência social. A creche também é garantida, conforme a assiduidade da família.
A Universidade do Bebê (UBB) e a Visitação Domiciliar são as principais atividades do FQA, que consistem em encontros/visitas a cada 15 dias para orientar sobre o fortalecimento dos vínculos familiares, assim como estímulos à saúde do bebê e seu desenvolvimento.
As praças e prédios públicos em Boa Vista trazem em si o conceito da primeira infância e fortalecem os vínculos familiares. Como por exemplo, as Selvinhas Amazônicas que estimulam brincadeiras com intencionalidade, fortalecendo os laços entre pais e filhos. Além disso, abrigos de ônibus temáticos reforçam essa importância. Creches e pré-escolas contam com Currículo da Educação Infantil, reafirmando o compromisso da gestão com a primeira infância.
Do mesmo modo, o tema da paternidade ativa tem sido um foco muito importante nas intervenções do programa Família que Acolhe com as famílias. Lembrando que a primeira infância não é responsabilidade apenas da mãe, mas também do pai, além de todos os outros cuidadores da criança e toda sociedade.
O programa cresceu tanto que, em 2021, foi descentralizado para os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), garantindo mais comodidade às beneficiárias, que passaram a contar com atendimento próximo de casa. O FQA também atende beneficiárias por meio de visitas domiciliares que prioriza o acolhimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Boa Vista foi a primeira capital brasileira a instituir um programa de primeira infância que atende as famílias em encontros de grupos e visitação domiciliar. O FQA transformou a cidade na Capital da Primeira Infância e serviu de modelo para a criação do Programa Criança Feliz, do Governo Federal, em 2016.
O programa é base do “Guia de Orientações sobre Parâmetros de Qualidade dos Programas e Serviços de Parentalidade no Brasil”, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Como exemplo para o Brasil, em 2019, Boa Vista sediou o 1º Fórum Nacional da Primeira Infância, e em 2022 sediou o 1º Encontro da Rede Urban95 no Brasil.
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…
View Comments
Está é nossa Tereza , a única gestora deste país que se preocupa com crianças e adolescentes. Fico feliz por este reconhecimento da câmara federal.