A ‘Caminhada Maio Laranja’ em combate a exploração sexual de crianças adolescentes, vai ocorrer nesta quinta-feira (18). O evento é promovido com o apoio da Prefeitura de Boa Vista e a concentração vai ser na Praça Germano Sampaio, no estacionamento do holiday. A rua é a Laura Pinheiro Maia.
A primeira-dama Nathália Cortez, reforçou o convite nas redes sociais, para que a população esteja presente. O traje é uma camiseta branca. “Vamos caminhas juntos, lado a lado, transmitindo a mensagem de que todos somos responsáveis por proteger nossas crianças e adolescentes”, disse.
O 18 de Maio foi definido como Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges) vai promover um mês alusivo com ações voltadas à temática. A missão é sensibilizar a sociedade a respeito da gravidade e atenção a este tipo de crime, que afeta milhares de pessoas em todo país.
Sobretudo, o cronograma das ações tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de identificar os casos de abuso sexual infantil e denunciar às autoridades. O objetivo principal então é levar a temática às ruas para sensibilizar a população e gerar uma reflexão. Confira as principais ações:
A Superintendência de Proteção Social Especial (SPSE) desenvolveu a Caminhada 18 de Maio para reforçar a importância da data. Dessa forma, a concentração vai ocorrer no Parque Germano Sampaio, a partir das 16h, no estacionamento Holiday na Rua Laura Pinheiro Maia. Os convidados devem utilizar camisa branca, considerando o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Além disso, as equipes dos Centros de Referencias Especializados de Assistência Social (Creas) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) estarão presente nos semáforos e logradouros pelo período da manhã e tarde no dia 18 de maio.
Os participantes utilizarão as faixas de pedestres para sensibilizar a população e levar conhecimento acerca do Maio Laranja. A ação contará com a participação dos Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA e a 1ª Vara da Infância e Juventude.
No dia 20 de maio, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) dos bairros Centro e Centenário, PETI e a 1ª Vara da Infância e Juventude estarão no Parque do Rio Branco/Orla (Selvinha), das 18h30 às 19h30, para entregar leques informativos sobre os canais seguros de denúncia e acompanhamentos da Rede Local.
Por fim, vale lembrar que durante todo o mês de maio ocorrerão diversas atividades internas, como palestras e rodas de conversas com integrantes dos Projetos sociais e nos sete CRAS de Boa Vista – Cauamé, Centenário, Nova Cidade, Pintolândia, Silvio Leite, São Francisco e União.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido