Cidades

Campanha ‘Juntos Salvamos Vidas’ incentiva ações para trânsito mais seguro em Boa Vista

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a Prefeitura de Boa Vista lançou nesta quarta-feira (4), a campanha “Maio Amarelo”, para estimular a participação da população, além de empresas, escolas e outras instituições públicas e privadas a respeito da diminuição dos casos de acidentes no trânsito. 

Na abertura do evento, o prefeito Arthur Henrique (MDB) lançou também a campanha “Se Liga! Tem pedestre na faixa”. Ela vai ser um dos focos principais de ações educativas ao longo do mês, com momentos recreativos em espaços públicos para as crianças e toda a população.

“Boa Vista é reconhecida como uma das cidades que mais respeita o pedestre. E vamos fortalecer esse projeto no mês de Maio. Só no primeiro trimestre de 2022, houve um registro alto de acidente de trânsito. Por isso, é importante essa campanha de conscientização”, disse o prefeito.

Assim, as ações vão acontecer em escolas, praças, nas ruas, empresas, centros comerciais e balneários. Além disso, as blitzen educativas vão contar com a participação da oficina de Trânsito do projeto Crescer.

“Essa oficina vai mostrar como funciona o trânsito, sinalizações, faixas de pedestre em maquete, além de apresentações de fantoches que vão ajudar na compreensão das crianças. E assim, deixar claro todas as regras”, disse o chefe de Educação para o Trânsito da Smtran, Ney Brito. 

Conforme a superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), Ednalva Freitas, essa campanha também leva o peso de responsabilidade de cada cidadão diante o trânsito. 

“Todos os dias milhares de pessoas morrem em acidentes de trânsito. Cada pessoa tem sua parcela, mas se ela for prudente conseguimos diminuir essa realidade. A campanha fortalece a paz, o respeito na direção”, afirmou.

Investimentos da prefeitura

De acordo com a prefeitura, só no primeiro trimestre, o município implantou 64 placas de sinalização, além das manutenções em 432 placas, bem como 79 pontos semafóricos. O município também implantou 37.985,82m² de sinalização horizontal, com pinturas de faixas diversas.

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Eliabe Campos, cada pessoa pode salvar vidas no trânsito e fazer a diferença.

“Esses investimentos em sinalizações que ainda vão ocorrer durante todo o ano vão ajudar a educar a população”, destacou.

Dados de Trânsito em Boa Vista

No primeiro trimestre deste ano, o município registrou 485 acidentes de trânsito com feridos, um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado, em que contabilizou 453 acidentes de trânsito com feridos, cerca de 32 acidentes a mais.

Do mesmo modo, a alta segue nas ocorrências de feridos em acidentes de trânsito. Com um aumento de 3%. Nesse primeiro trimestre deste ano, 591 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito, sendo 15 a mais se comparado ao mesmo período do ano passado quando o município registrou 576 ocorrências.

Já o número de mortes registradas este ano subiu para 12 nos primeiros três meses de 2022, um aumento de 33% se comparado ao primeiro trimestre de 2021, quando foram registradas 9 mortes.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

13 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

16 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

17 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

17 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

17 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

19 horas ago