Foto: Divulgação/Ascom DPE-RR
A campanha Renda Sorrisos, iniciativa da Receita Federal em parceria com a Defensoria Pública de Roraima, chega a sua segunda edição. O objetivo é transformar a realidade de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade, com a arrecadação de recursos por meio da destinação solidária do Imposto de Renda para a realização de ações sociais.
O delegado da Receita Federal em Roraima, Roberto Paulo, destacou a importância da participação da sociedade. Conforme ele, o potencial de arrecadação no estado pode chegar a R$ 10 milhões por ano, caso todas as pessoas físicas e jurídicas façam a destinação de parte do imposto devido aos fundos estadual e municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e da Pessoa Idosa.
“Se alcançássemos esse valor, seriam recursos que movimentariam nossa economia, permitindo a construção de escolas, creches e outros serviços sociais. Todos administrados diretamente pelo terceiro setor”, explicou o delegado.
A presidente do Instituto A Moda é Viver, Alda Araújo, atua há oito anos no Estado com ações de assistência social. Com a iniciativa, o instituto tem a possibilidade de finalmente concretizar um sonho antigo: a construção de uma creche.
“Estamos confiantes de que, com o sucesso da campanha Renda Sorrisos, conseguiremos alcançar esse objetivo”, afirmou Alda.
De acordo com a defensora pública Elceni Diogo, o órgão conhece de perto a realidade das famílias que serão beneficiadas. Por isso, reconhece o impacto positivo das ações sociais que poderão ocorrer.
“É uma ação que traz melhorias concretas para a educação, para a assistência social e para a dignidade das famílias atendidas. Não é um valor a mais que o contribuinte vai desembolsar, mas sim uma destinação consciente, que transforma vidas” destacou a defensora.
Os contribuintes interessados em participar da ação Renda Sorrisos, podem destinar até 3% do seu Imposto de Renda devido aos fundos específicos durante o preenchimento da declaração. O valor não altera o montante a pagar ou a restituir e é repassado diretamente aos fundos municipais, sob a fiscalização dos Conselhos.
Os recursos doados vão para projetos e ações voltados à proteção, defesa e desenvolvimento de crianças, adolescentes e idosos. Os investimentos abrangem programas de acolhimento e assistência, iniciativas nas áreas de educação, saúde, lazer e capacitação profissional. As atividades financiadas visam garantir o bem-estar, promover a inclusão social e fortalecer a proteção contra a violência e abusos.
Promove a campanha ‘Renda Sorrisos’ a Defensoria Pública do Estado de Roraima e a Receita Federal, com o apoio do Sebrae Roraima, Conselho Regional de Contabilidade de Roraima, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Roraima (Sescon-RR), Conselho Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal e Estadual da Pessoa Idosa, que são responsáveis por fiscalizar e garantir a correta aplicação dos recursos.
Fonte: Da Redação
Programação toma conta de avenidas e bairros da capital, com muita música e diversão para…
Ação da Defensoria Pública de Roraima ocorre de 9 a 13 de fevereiro, em frente…
Problemas vão desde dores até complicações na coluna vertebral.
Vítima tem uma tatuagem de estrela na parte de trás do pescoço. Polícia Civil acompanha…
Câmara dos Deputados analisa proposta de pagamentos que podem totalizar mais de R$ 9 mil…
Na última vez que canto veio a Roraima ganhou seis cubos de gelo de ouro