Cidades

Campo experimental: uma vitrine de tecnologia e inovação no Maior Evento do Agro de Roraima

A AgroBV 2025 é um verdadeiro laboratório a céu aberto com o campo experimental localizado no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na região do Bom Intento.

Em uma área de 26 hectares, o espaço demonstra, na prática, o resultado de pesquisas, testes e estudos voltados ao fortalecimento da agricultura no estado, com foco em inovação, sustentabilidade e melhoria de processos no campo.

O campo experimental reúne cultivos que ajudam produtores a identificar quais opções geram melhor desempenho no solo e clima da região. No plantio de inverno, os visitantes encontram 16 cultivares de soja, 21 híbridos de milho, duas espécies de sorgo e duas de girassol, bem como batata-doce e macaxeira.

“Realizamos diversos ensaios ao longo do ano para apresentar fórmulas prontas para o cultivo de diferentes culturas. A ideia é oferecer ao agricultor uma base segura para investir, com maior produtividade e aproveitamento dos recursos naturais”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva.

Empresas do setor agropecuário também participam da AgroBV, aproveitando o evento para apresentar por exemplo, suas novidades de forma técnica e aplicada. É o caso da Superagro, que montou uma área com três variedades de capim, o Panicum híbrido Carcará e dois híbridos de Brachiaria (Sabiá e Cayana). Além de uma área com milho consorciado com capim.

“A AgroBV permite que o produtor veja de perto como cada produto se comporta no campo. O que é essencial para quem busca soluções reais e adaptadas à nossa realidade. Por isso, escolhemos investir fortemente neste evento”, afirmou Flávio Dias, sócio da empresa.

Adaptação

A Pioneer Sementes também apresenta no campo experimental os híbridos de milho com melhoramento genético, adaptado ao solo roraimense. “Estamos há seis anos atuando no estado e já temos resultados positivos. Neste evento, mostramos híbridos que podem se desenvolver bem nessa região”, explicou Luiz Fernando Neves, representante da empresa.

Sobre o campo experimental

Implantado em 2018, o campo experimental é uma iniciativa da Prefeitura de Boa Vista para impulsionar a agricultura local com base científica e tecnológica. Além disso, o CDT também conta com um banco de dados próprio. No local, são armazenadas informações sobre cultivares, práticas e resultados obtidos nas áreas de teste, auxiliando produtores na tomada de decisões mais seguras e rentáveis.

A AgroBV 2025 segue até domingo, 3 de agosto, das 8h às 19h, com entrada gratuita. A programação é voltada para produtores, empresários do setor e o público em geral.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

23 minutos ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

1 hora ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

1 hora ago

Jornalistas e criadores de conteúdo de Roraima podem se inscrever no Prêmio Sicredi Comunicação em Rede

Premiação nacional vai distribuir R$ 220 mil para trabalhos sobre cooperativismo de crédito. Inscrições seguem…

2 horas ago

Violência digital: DPE-RR alerta sobre criação e compartilhamento de imagens íntimas falsas na internet

Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…

3 horas ago

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

4 horas ago