Cidades

Carreta Digital navega pelo Rio Amazonas e leva qualificação profissional gratuita a Roraima

A Carreta Digital, projeto itinerante de inclusão tecnológica do Ministério das Comunicações, executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), acaba de iniciar uma nova e simbólica etapa de sua jornada pelo Brasil.

Desta vez, a unidade móvel de ensino navega pelas águas do Rio Amazonas com destino ao estado de Roraima, levando na bagagem infraestrutura de ponta e novas oportunidades de qualificação profissional à população local.

Do mesmo modo, o projeto ficará em Roraima de março a novembro de 2026 e deve certificar três mil alunos nos cursos de Robótica e Manutenção de Computadores.

“Em cada parada, o projeto tem deixado um legado de pessoas aptas a ingressar no mercado de trabalho. A itinerância da carreta permite que a estrutura de ensino de alta qualidade transforme a realidade de comunidades inteiras, por meio da educação”, ressalta o Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. 

Aline Marcon, coordenadora nacional da Carreta Digital pela RBCIP, explica assim que a chegada a Roraima marca um momento estratégico na expansão do projeto. 

“É uma superação de desafios logísticos para garantir que a democratização do ensino tecnológico alcance o extremo norte do país. A travessia fluvial representa mais do que o transporte da estrutura física. Ela simboliza o compromisso de conectar regiões distantes à inovação e às novas tecnologias”, afirma Aline. 

Com o desembarque iminente em solo roraimense, a coordenação do projeto alerta para que a população local fique atenta às redes sociais. Em breve, serão divulgados o cronograma completo, os locais de estacionamento da unidade móvel e as datas para inscrições nas turmas. 

O que o projeto oferece

A Carreta Digital funciona assim: é uma escola móvel totalmente equipada. A iniciativa oferece cursos gratuitos voltados para as demandas atuais do mercado de trabalho, incluindo: Montagem e Manutenção de Computadores, Robótica e Manutenção de celulares. 

O projeto promove a inclusão digital prática, permitindo que jovens e adultos tenham acesso a ferramentas que podem gerar renda imediata. 

Impacto nacional 

A chegada a Roraima consolida a trajetória de sucesso da Carreta Digital, que já percorreu diversas regiões do território nacional. Como os estados de Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Esse número deve passar dos 20 mil, até o final do projeto, em dezembro de 2026.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Café mais barato: especialistas explicam quando o consumidor pode sentir alívio no bolso

Mesmo com expectativa de safra melhor, estoques apertados, câmbio e exportações ainda sustentam os preços

5 minutos ago

Projeto aumenta pena para maus-tratos a animais em canis e gatis clandestinos

Medida também visa desarticular financeiramente os criminosos e usar o dinheiro para recuperar danos causados…

35 minutos ago

Cine Clube: projeto do IFRR leva exibição de filmes para a comunidade em Boa Vista

Evento é gratuito e garante também certificado de 3h aos participantes

1 hora ago

Filmes produzidos em Roraima estão disponíveis em plataforma de streaming

Iniciativa faz parte da programação virtual da Mostra Roraima de Filmes, da 6ª Semana do…

3 horas ago

Moradora denuncia Caer por falta de água no Senador Hélio Campos

Família precisa acordar de madrugada (quando há água) e reservar o recurso em baldes e…

3 horas ago

Prêmio de R$ 72 milhões: Caixa confirma adiamento da Mega-Sena e define nova data pós-Carnaval

Próximo sorteio será realizado na quinta-feira, 19, retomando o cronograma regular após o Carnaval

4 horas ago