Além dos atendimentos da DPE-RR, população terá acesso à emissão de RG, serviços do TRT e Coede - Foto: Ascom/ DPE-RR
A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) realiza, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, mais uma edição da Carreta dos Direitos, levando atendimentos jurídicos e serviços essenciais à população do Conjunto Pérola, em Boa Vista. A ação ocorre das 8h às 14h, na Avenida A, em frente à UBS Dr. Jan Roman Wilt.
O projeto itinerante tem como objetivo aproximar a Defensoria Pública das comunidades em situação de maior vulnerabilidade social, especialmente áreas sem comarca do Poder Judiciário e bairros da capital mais afastados do Centro, com grande demanda por atendimento.
De acordo com o coordenador da Defensoria Itinerante, Régis Braga, a iniciativa vai além da assistência jurídica gratuita. “A Carreta dos Direitos é um instrumento da Defensoria que busca aproximar a população da instituição, levando não apenas atendimento jurídico, mas também apoio social”, explica.
Portanto, para ter acesso aos atendimentos, a população deve apresentar documentos pessoais, como RG (ou outro documento oficial com foto), CPF, comprovante de residência e de renda, se houver. Em casos que envolvam crianças ou adolescentes, o responsável deve apresentar a documentação do menor.
A ação reúne diversos parceiros institucionais que ampliam o acesso da população a serviços fundamentais. Nesta edição, os parceiros são o Instituto de Identificação da Polícia Civil, com a emissão da carteira de identidade; o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), com orientações sobre direitos trabalhistas, cálculos de FGTS e reclamações, e o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEDE-RR) com orientações.
No âmbito da Defensoria Pública, a Carreta dos Direitos conta com atendimentos da Defensoria Itinerante, da Câmara de Conciliação. Além disso, há serviços das áreas cível, criminal e de família, sendo esta última a de maior demanda. “A área de família concentra a maior parte dos atendimentos, o que reforça a importância de estarmos presentes nessas comunidades”, destaca Régis Braga.
Em funcionamento desde junho de 2024, a Carreta dos Direitos passou por um período de adaptação até alcançar o formato atual. Posteriormente, em 2025, o projeto manteve atendimento contínuo, consolidando-se como referência para a população. “Hoje a carreta é conhecida. As pessoas perguntam onde ela está, porque sabem que ali resolvem demandas jurídicas e sociais”, afirma o coordenador.
Fonte: Da Redação
Problemas vão desde dores até complicações na coluna vertebral.
Vítima tem uma tatuagem de estrela na parte de trás do pescoço. Polícia Civil acompanha…
Câmara dos Deputados analisa proposta de pagamentos que podem totalizar mais de R$ 9 mil…
Na última vez que canto veio a Roraima ganhou seis cubos de gelo de ouro
Família mora há 22km da Escola Estadual Professor Venceslau Catossi, localizada na Vila Apiaú
Partida terá transmissão ao vivo às 19h20, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…