O Ministério Público de Roraima (MPRR) lançou nesta terça-feira (12), a cartilha “Ministério Público Sem Fronteiras”. O lançamento ocorreu na sede da Operação Acolhida, em Pacaraima, Norte de Roraima.
Voltada para o público imigrante de língua espanhola, a cartilha tem como objetivo oferecer um material de fácil entendimento, no idioma nativo, com informações úteis sobre os direitos humanos e sociais, bem como sobre o papel do Ministério Público.
O conteúdo foi produzido pelos membros e servidores da instituição que participaram do projeto “Ministério Público Bilíngue”.
O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) coordenou a iniciativa com o intuito de treinar o público interno do MPRR que presta o primeiro atendimento ao cidadão. O treinamento tem como objetivo promover uma comunicação acessível aos imigrantes ou refugiados que procuram o Ministério Público.
Dez alunos concluíram o curso de espanhol que contou com uma metodologia voltada especificamente para a interlocução do MPRR com imigrantes e refugiados venezuelanos.
Dessa forma, durante o evento, a procuradora-geral de Justiça, Janaína carneiro Costa, reforçou a importância de o MP ser um órgão inclusivo.
“O MP é um articulador importante na política migratória pelo qual o Brasil está passando. Nós temos nos dedicado e realizado a interlocução entre as Forças Armadas, com a sociedade civil, bem como às Agências Internacionais. A nossa preocupação é com a acolhida desse imigrante para que ele conheça seus direitos”, ressaltou.
Além disso, o lançamento contou com a presença de autoridades militares da Operação Acolhida, membros do MP, alunos do projeto “MP Bilíngue” e imigrantes que já receberam o material.
O coordenador da Operação Acolhida e comandante da Força-Tarefa Logística Humanitária, general Sérgio Schwingel, falou sobre a importância da cartilha e do bom relacionamento entre o MPRR e a Operação.
“O Ministério Público de Roraima é um parceiro. Estamos juntos nessa Operação desde o início enfrentando os desafios e compartilhando as conquistas. A cartilha é uma iniciativa excepcional. Faz com que o venezuelano sinta identificação devido à linguagem utilizada e traz informações relevantes para a população imigrante”, destacou.
A servidora Ana Paula Veras, que durante o lançamento explicou o projeto em espanhol para o público presente, afirma que o curso mudou a sua perspectiva sobre o atendimento e comunicação interpessoal.
“Como servidora pública, ter participado do Projeto MP Bilíngue ampliou a percepção de que aprender uma outra língua estrangeira, principalmente o espanhol, facilitará bastante no acolhimento ao público venezuelano. Atualmente, Roraima é um Estado com necessidades bilíngue. Portanto, sinto que estaremos mais preparados para cumprir nossa missão de atender bem toda a população”, pontuou.
Na ocasião, a procuradora-geral e o general Schwingel trocaram moedas comemorativas das duas instituições. O general recebeu a moeda dos 30 anos do MPRR e Janaína Carneiro recebeu a moeda da Operação Acolhida.
Fonte: Da Redação
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…