Smartphone, celular, em uso/Foto: Agência Brasil
Mais de 50 mil alertas de bloqueios de celulares tiveram registros no programa Celular Seguro até a manhã dessa quarta-feira (22). Os bloqueios são quando os usuários informam perda, roubo ou furto dos aparelhos.
O programa teve o lançamento em dezembro de 2023, pelo governo federal, e já tem mais de 2 milhões de usuários cadastrados em todo o país, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Assim, o usuário pode registrar o celular pelo site celularseguro.mj.gov.br ou por aplicativo (na Play Store, para Android, e na App Store, para IOS/iPhone). O cadastro ocorre com o mesmo login usado para acessar o site Gov.br.
Para enviar o alerta de bloqueio, basta acionar o “botão de emergência”. O ministério orienta que o alerta acontece se o usuário foi vítima de furto. Ou então, roubo do celular ou perdeu o aparelho.
Após o registro, ocorre o bloqueio do aparelho. Os bancos e instituições financeiras integrantes do programa fazem o bloqueio das contas bancárias.
Por questões de segurança, não há reverter o bloqueio depois do disparo do alerta. Dessa forma, se o usuário emitir o alerta e recuperar o aparelho em seguida, precisará entrar em contato com a operadora, bancos e outros para ter de volta o acesso.
Cada empresa define os próprios procedimentos de recuperação dos aparelhos e contas em aplicativo.
Por fim, ao fazer o cadastro, o usuário pode indicar uma pessoas de confiança, que fica autorizada a efetuar o bloqueio. A vítima pode solicitar o bloqueio pelo site, acessando um computador.
Fonte: Agência Brasil
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…
Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…