A população de Roraima chegou a 652.713 pessoas e registrou maior crescimento percentual no número de habitantes do país. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou a estimativa nesta sexta-feira (27).
Conforme o estudo, Roraima registrou alta de 3,41% no número de habitantes em 2021, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O estudo tem como data de referência 1º de julho.
Além disso, o IBGE mostra que o aumento percentual no estado está acima da médica nacional de 0,7%. De acordo com o órgão, a estimativa leva em consideração a imigração no estado.
“Roraima foi o único estado em que foi incorporada a migração internacional […] por conseguinte, o efeito da migração internacional considerada desde 2015 na população dessa unidade da federação foi incorporado nas estimativas populacionais dos seus respectivos Municípios”, explica o IBGE.
Em contrapartida, mesmo com maior crescimento percentual, Roraima ainda é o estado brasileiro com a menor população do país. Amapá aparece logo após com número de habitantes estimado em 877.613.
Por outro lado, São Paulo segue na liderança com a maior população do Brasil, somando 46,6 milhões de pessoas. Em seguida aparece o estado de Minas Gerais, com 21,4 milhões.
Conforme o IBGE, Pacaraima, região Norte de Roraima, foi o município com maior crescimento. A cidade, que faz fronteira com a Venezuela, tem uma estimativa de 20.108 habitantes, enquanto que em 2020, o número era de 18.913.
Boa Vista, capital roraimense, é o município mais populoso do estado. De acordo com os dados, Boa Vista concentra 66,8% da população de Roraima, ou seja, 436.591 habitantes. Ainda conforme o IBGE, o número representa aumento de 4% no número de moradores na capital em comparação com o ano anterior.
O único município que registrou queda foi o Alto Alegre, que saiu de 15.830 habitantes para 15.249.
O número de habitantes no Brasil chegou a 213,3 milhões. O estudo leva em consideração todos os 5.570 municípios do país e é um dos parâmetros do Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Também é referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.
A estimativa indica que São Paulo é a capital mais populosa do país, com 12,4 milhões de habitantes. Depois o Rio de Janeiro com 6,8 milhões e em seguida Brasília, com 3,1 milhões.
Por Samantha Rufino
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…