AgroBV 2023 - Foto - Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV
A tecnologia em sementes e insumos tem sido aliada de trabalhadores rurais para uma produção agrícola mais saudável e rentável, ao longo dos últimos anos. Na AgroBV 2023, empresários apostam na considerada a Maior Feira de Agricultura de Roraima e expõem aos visitantes as últimas atualizações do mercado nos campos experimentais do Centro de Difusão Tecnológica (CDT).
Além de conhecer as cultivares, os produtores rurais precisam entender características climáticas e solo da região de plantio. De acordo com Gabriel Caus, engenheiro agrônomo da Sementes Cajueiro, a empresa participa pelo segundo ano consecutivo da AgroBV. Além de ter um grande diferencial: produzir em Roraima e cultivar sementes plantadas no estado.
“Toda semente que é plantada em Roraima é produzida aqui no local e a gente ainda exporta. Na safra, mandamos para o Maranhão. Então, não é só local, a gente produz para o estado e manda para fora, por causa da entressafra provocada pela janela americana, já que estamos no Hemisfério Norte. Por conta da localização, participamos de cerca de 50% do mercado roraimense”, disse.
Além de produtores de soja, a Feira de Agricultura tem campos experimentais de verduras, legumes, assim como de frutas, com melhoramento genético exclusivo para Roraima. Com um grão de milho mais saudável, a empresa Syngenta investiu, assim, na tecnologia para deixar o grão mais resistente a pragas da região e melhorar a qualidade do produto apresentado na AgroBV. É o que afirma o engenheiro agrônomo Élcio Junior.
“Roraima é um estado com uma região mais baixa, com dias e noites quentes. E a planta do milho precisa de dias quentes e noites frias. Após entender a realidade local, a semente que a gente comercializa na região tem a opção de tratamentos desses eventos, industrial, sugadores e percevejos que vem do estágio inicial da cultura até a colheita do grão”, destacou.
Além de cultivares com grande potencial genético, os produtores rurais precisam investir no solo para uma melhor rentabilidade da produção agrícola. Dessa forma, as lavouras necessitam de determinados nutrientes, presentes nos fertilizantes, para desenvolvimento das plantações. Para o empresário Gustavo Zilles, representante da Yara, a empresa é uma indústria de alta tecnologia em nutrição de plantas.
“Nossa tecnologia Procote adiciona boro, zinco e manganês na concentração ideal na demanda das culturas e nossa linha YaraVita conta com nutrientes e tecnologia para aplicação de macro nutrientes, micro nutrientes e bio estimulantes para aplicação via foliar, tratamento de sementes e solo. Nosso completo portfólio consegue atender a demanda nutricional de todas culturas, buscando altas produtividades”, destacou.
Fonte: Da Redação
Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos
Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo
O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária
Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…