Operação Tapa-Buracos intensificou trabalhos na capital - Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV
Com o objetivo de reforçar a segurança viária em Boa Vista, a Prefeitura mantém em andamento a Operação Tapa-Buracos. A ação de intervenção contínua é voltada principalmente aos trechos mais afetados durante o período chuvoso. Desde o início do ano, as equipes recuperaram 262 vias em 49 bairros da capital. Nesta semana, os serviços se concentram em pontos estratégicos das avenidas Ataíde Teive, no bairro Caranã, e Carlos Pereira de Melo, no trecho que conecta os bairros Cidade Satélite e Jardim Floresta.
Conforme o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Daniel Peixoto, a Operação Tapa-Buracos faz parte de um cronograma permanente da Prefeitura de Boa Vista. A iniciativa visa manter as vias da cidade em boas condições de circulação ao longo de todo o ano. Então, semanalmente, cerca de 25 ruas recebem os serviços da ação.
“As frentes de trabalho são definidas com base em um mapeamento técnico, que acontece por meio de inspeções em campo e pelas solicitações da população registradas na Central de Atendimento 156. Com o uso de técnicas, como fresagem e aplicação de massa asfáltica, seguimos promovendo mais segurança e qualidade no tráfego para quem vive em Boa Vista”, ressaltou o secretário.
O empresário Pedro Henrique Oliveira, de 21 anos, mora há quatro anos no bairro Cidade Satélite. Nos momentos de lazer, costuma passear com sua filha Zaya Maia, que está com 9 meses de vida. Ele acompanhou de perto os trabalhos da Operação Tapa-Buraco na avenida Carlos Pereira de Melo.
“Esse serviço é fundamental, principalmente devido às chuvas que danificam o asfalto. A prefeitura tem feito um bom trabalho com essas intervenções e a gente percebe que há um investimento constante em infraestrutura. Isso faz diferença no dia a dia de quem mora e circula por aqui”, destacou Pedro.
Desde 2021, a gestão municipal tem investido de forma contínua na melhoria da infraestrutura e da mobilidade urbana. Tanto na zona urbana quanto na zona rural de Boa Vista. Até o momento, a Prefeitura executou 68 km de pavimentação, assim como 67 km de recapeamento asfáltico na cidade.
Na área de urbanização, as equipes implantaram 133 km de calçadas, 195 km de sarjetas e meio-fio, além de 47 km de drenagem, o que permitiu, desse modo, solucionar 36 pontos críticos de alagamento. Na zona rural, o município já pavimentou 51 km e recuperou 209 km de estradas vicinais, garantindo melhor acesso e qualidade de vida para os moradores dessas regiões.
A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Conservação Pública, tem atuado com foco na preservação ambiental e no combate ao descarte irregular de lixo em áreas conhecidas como “pontos viciosos”. Uma das principais iniciativas iniciou em novembro do ano passado, com a instalação de 126 placas de alerta em 15 áreas críticas da cidade.
De janeiro a junho deste ano, as equipes removeram dessas áreas cerca de 5,5 toneladas de resíduos descartados irregularmente. Com a instalação das placas e o monitoramento contínuo, foi possível observar uma mudança significativa no comportamento da população, contribuindo para a preservação dos espaços públicos e a redução dos impactos ambientais.
A população também pode colaborar denunciando o descarte irregular por meio da Central de Atendimento 156.
Para minimizar os impactos causados pelo período chuvoso, a equipe da Patrulha da Chuva também faz um trabalho contínuo de limpeza em canais de escoamento, valas, igarapés, praias e margens dos rios.
Entre os meses de janeiro e junho deste ano, aproximadamente 300 toneladas de lixo foram removidas desses locais. Além disso, a equipe promoveu a limpeza e desobstrução de cerca de 3.600 bocas de lobo, retirando aproximadamente 10 toneladas de resíduos.
A coleta de resíduos domiciliares em Boa Vista acontece regularmente em todos os bairros da capital, com cobertura de 100% do município. O calendário completo do serviço está disponível no site oficial da Prefeitura de Boa Vista, facilitando o acompanhamento por parte da população.
Somente entre os meses de janeiro a junho deste ano, as equipes coletaram aproximadamente 63.200 toneladas de resíduos sólidos, garantindo, assim, a manutenção da limpeza urbana.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos