Cidades

Começam em Boa Vista consultas públicas para coleta de demandas dos moradores para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de Boa Vista deu início às consultas públicas para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) nesta quinta-feira, 5. As primeiras reuniões ocorreram simultaneamente na Escola Municipal Glemíria Gonzaga Andrade, no bairro Cidade Satélite, e na Escola Maria Gertrudes Mota de Lima, no bairro Santa Luzia.

Na Escola Glemíria Gonzaga Andrade, os bairros contemplados foram Cidade Satélite, Murilo Teixeira Cidade, União, Jardim Caranã e João de Barro. Durante o encontro, moradores expuseram preocupações relacionadas à infraestrutura, segurança no trânsito e demandas voltadas para a melhoria da qualidade de vida.

Enquanto isso, na Escola Maria Gertrudes Mota de Lima, foram atendidos os moradores dos bairros Laura Moreira, Equatorial, Alvorada, Senador Hélio Campos e Santa Luzia. Assim como no outro local, os participantes apontaram desafios específicos de suas comunidades e apresentaram sugestões para melhorias.

Joelson Santos, morador do Conjunto Nova Esperança, no bairro Equatorial, elogiou a iniciativa de escutar a população como parte do planejamento urbano. “É uma gentileza abrir um espaço para ouvir a população de cada bairro. Essa é uma gestão que escuta os moradores, pois têm muitas que não abrem esse espaço para o diálogo”, comentou.

Participação popular

Francilene da Silva Costa, moradora do bairro Pintolândia, enfatizou a importância de iniciativas que promovam a participação popular nos projetos municipais. “É muito bom que a população toda se una nesses projetos, porque isso não é só para agora, mas para os nossos filhos e netos no futuro”, disse.

De acordo com o arquiteto e urbanista Ricardo Freitas, membro do comitê gestor do PMUS, o objetivo principal éconstruir um plano alinhado às reais necessidades da população.

“Essas reuniões desempenham um papel essencial no desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana de Boa Vista, pois garantem que as decisões sobre os modos como as pessoas se transportam e os aspectos que afetam essa dinâmica são fundamentadas nas necessidades reais dos habitantes de Boa Vista”, explicou Freitas.

Consultas públicas continuarão nesta sexta-feira, 6, no horário das 18h às 22h, em dois locais:

  • Escola Nova Canaã, abrangendo os bairros Dr. Silvio Leite, Nova Canaã, Pintolândia, Dr. Silvio Botelho, Olímpico e Jardim Tropical;
  • Escola Valdemarina Normando Martins, que atenderá os bairros Airton Rocha, Nova Cidade, Operário, Bela Vista, Raiar do Sol, São Bento e Aracelis.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Violência digital: DPE-RR alerta sobre criação e compartilhamento de imagens íntimas falsas na internet

Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…

47 minutos ago

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

2 horas ago

SESI-RR promove a 2ª Corrida Nacional em Boa Vista com inscrições até 31 de março

Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…

3 horas ago

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

13 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

14 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

15 horas ago