Cidades

Comitê das Crianças de Boa Vista: em 1º reunião, integrantes discutem ideias para o trânsito de forma lúdica

Os integrantes do Comitê das Crianças de Boa Vista se reuniram em um 1º encontro nesta terça-feira, (28) na Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST). Elas conheceram a Minicidade Itinerante.

Durante o encontro com as crianças, houve a abordagem do tema ‘Transito’. Além disso, os membros participaram de atividades alusivas à campanha Maio Amarelo.

De acordo com a  secretária Municipal de Gestão Social (Semges), Natália Cortez, o objetivo é que essas crianças participem da politicas públicas da cidade.

“Hoje estamos com as crianças participando de uma programação que finaliza a campanha Maio Amarelo. Elas também têm a oportunidade de conhecer a Secretaria de trânsito, sistema de monitoramento, viaturas e como Guarda Civil Municipal trabalha. Eles então, podem aprender como funcionar o trabalho em uma cidade […] nesses momentos, eles fazem reflexões sobre a cidade relacionada ao trânsito. No final eles anotam o que viram. Em seguida ocorre um momento de reflexão para que a gente possa ouvir soluções das crianças e quem sabe colocar essas ideias em prática para melhorar o nosso trânsito”, disse Natália.

Do mesmo modo, a instrutora de gestão, Tatiana Nogueira ressaltou a importância do comitê. Ela é mãe de uma das integrantes, a Maria Clara Nogueira.

“Participar do comitê é importante, principalmente para as crianças com limitações. É importante ouvir as necessidades deles, pois eles também têm boas ideias. Em casa, falamos muito sobre os direitos […] quando ela foi selecionada ela disse: ‘pronto mãe, agora eu vou falar dos meus direitos como autista’, disse Tatiana.

Do mesmo modo, a Maria Clara contou o que mais gostou na visita à Secretaria. “Vi as informações da Prefeitura sendo enviadas para cá. Meus pais são bons exemplos para a comunidade de Boa Vista e as crianças são incríveis pois podem moldar o futuro para nós.”

Vitor Silva é integrante do comitê e contou à reportagem sobre sua experiência neste 1º encontro. “Tem várias coisas que preciso aprender mais ainda. Vi placas dos ex-secretários, faixas amarelas. Estou gostando muito de participar, é muito legal”, disse.

O comitê

A formação do comitê acontece após a Prefeitura de Boa Vista, se unir à Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças, como parte das políticas públicas para primeira infância.

Os integrantes tem entre 6 e 10 anos. E incluem crianças com autismo, crianças da zona rural, indígena, Oeste, Sul, Norte, Leste e Central das escolas do município.

Dessa forma, o grupo vai discutir ações sobre saúde, social, lazer, obras, educação, entre outras áreas, ou seja, a iniciativa visa dar voz aos pequenos e importância às suas ideias que contribuirão com o planejamento da cidade.

Capital da primeira infância

O trabalho feito em Boa Vista tem reconhecimento nacional e internacionalmente. Por meio da lei n°1.545/2013, que estabeleceu o Programa Família que Acolhe (FQA), assim como o Plano Municipal pela Primeira Infância, o município criou uma política pública consolidada para a primeira infância alinhada com as diretrizes do Marco Legal da Primeira Infância.

Além disso, a capital acumula premiações e reconhecimentos sobre o trabalho desenvolvido na Primeira Infância.

Fonte: TV Imperial

Polyana Girardi

Recent Posts

Aniversário de Boa Vista: serviços essenciais serão mantidos durante feriadão na capital

Serão mantidos serviços como coleta de lixo e Central de Atendimento 156

2 minutos ago

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Proibições valem para candidatos que ocupam cargos públicos

17 horas ago

Governo Federal abre 29 novas vagas no programa Mais Médicos para RR

Profissionais selecionados serão distribuídos estrategicamente em sete municípios do estado

18 horas ago

OMS lança diretrizes inéditas para tratamento contra o tabagismo

Proposta é ajudar mais de 750 milhões de usuários

21 horas ago

Sebrae abre inscrições para o programa Tecnova III

Empreendedores selecionados poderão receber uma subvenção de até R$ 585.000,00 para desenvolver seus projetos inovadores

22 horas ago

Governo Federal entregou 1,5 mil obras de infraestrutura no território Yanomami

Entre as principais medidas aconteceu a reforma de unidades básicas e a instalação de sistemas…

23 horas ago