Os integrantes do Comitê das Crianças de Boa Vista se reuniram em um 1º encontro nesta terça-feira, (28) na Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST). Elas conheceram a Minicidade Itinerante.
Durante o encontro com as crianças, houve a abordagem do tema ‘Transito’. Além disso, os membros participaram de atividades alusivas à campanha Maio Amarelo.
De acordo com a secretária Municipal de Gestão Social (Semges), Natália Cortez, o objetivo é que essas crianças participem da politicas públicas da cidade.
“Hoje estamos com as crianças participando de uma programação que finaliza a campanha Maio Amarelo. Elas também têm a oportunidade de conhecer a Secretaria de trânsito, sistema de monitoramento, viaturas e como Guarda Civil Municipal trabalha. Eles então, podem aprender como funcionar o trabalho em uma cidade […] nesses momentos, eles fazem reflexões sobre a cidade relacionada ao trânsito. No final eles anotam o que viram. Em seguida ocorre um momento de reflexão para que a gente possa ouvir soluções das crianças e quem sabe colocar essas ideias em prática para melhorar o nosso trânsito”, disse Natália.
Do mesmo modo, a instrutora de gestão, Tatiana Nogueira ressaltou a importância do comitê. Ela é mãe de uma das integrantes, a Maria Clara Nogueira.
“Participar do comitê é importante, principalmente para as crianças com limitações. É importante ouvir as necessidades deles, pois eles também têm boas ideias. Em casa, falamos muito sobre os direitos […] quando ela foi selecionada ela disse: ‘pronto mãe, agora eu vou falar dos meus direitos como autista’, disse Tatiana.
Do mesmo modo, a Maria Clara contou o que mais gostou na visita à Secretaria. “Vi as informações da Prefeitura sendo enviadas para cá. Meus pais são bons exemplos para a comunidade de Boa Vista e as crianças são incríveis pois podem moldar o futuro para nós.”
Vitor Silva é integrante do comitê e contou à reportagem sobre sua experiência neste 1º encontro. “Tem várias coisas que preciso aprender mais ainda. Vi placas dos ex-secretários, faixas amarelas. Estou gostando muito de participar, é muito legal”, disse.
A formação do comitê acontece após a Prefeitura de Boa Vista, se unir à Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças, como parte das políticas públicas para primeira infância.
Os integrantes tem entre 6 e 10 anos. E incluem crianças com autismo, crianças da zona rural, indígena, Oeste, Sul, Norte, Leste e Central das escolas do município.
Dessa forma, o grupo vai discutir ações sobre saúde, social, lazer, obras, educação, entre outras áreas, ou seja, a iniciativa visa dar voz aos pequenos e importância às suas ideias que contribuirão com o planejamento da cidade.
O trabalho feito em Boa Vista tem reconhecimento nacional e internacionalmente. Por meio da lei n°1.545/2013, que estabeleceu o Programa Família que Acolhe (FQA), assim como o Plano Municipal pela Primeira Infância, o município criou uma política pública consolidada para a primeira infância alinhada com as diretrizes do Marco Legal da Primeira Infância.
Além disso, a capital acumula premiações e reconhecimentos sobre o trabalho desenvolvido na Primeira Infância.
Fonte: TV Imperial
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…