A Prefeitura de Boa Vista criou o projeto “Paternidade Boa”. O caminho escolhido para promover paternidades positivas é o de incentivar os homens a se envolverem no cuidado de seus filhos e filhas. Visto que muitos ainda têm a crença de que a mulher deve ter a maior responsabilidade.
Por meio dela, diversas ações são para fortalecer o vínculo afetivo, uma delas envolve palestras nas empresas privadas. “O Família que Acolhe (FQA) é para as mães, pais e cuidadores. Estamos intensificando a participação do homem. Porque a figura paterna é fundamental no cuidado e no desenvolvimento da criança”, destacou a Secretária Municipal de Projetos Especiais, Andreia Neres.
Esta semana, Luciano Ramos, da Promundo, uma organização não governamental brasileira que busca promover a igualdade de gênero e a prevenção da violência com foco no envolvimento de homens e mulheres na transformação de masculinidades, esteve em sete empresas privadas da cidade. Uma delas foi a Amazônia Telecom, localizada na avenida Capitão Júlio Bezerra, no bairro 31 de Março.
“A prefeitura só consegue chegar a todo o município quando chega às empresas e aos homens que trabalham nelas. Isso é importante para sensibilizá-los sobre a importância do cuidado paterno. Muitos desses homens têm filhos que estão no FQA e utilizam equipamentos públicos, outros tem acesso às informações sobre a paternidade e equidade de cuidado nas palestras que fazemos”, disse Luciano.
Estudos mostram que as crianças que têm modelos de apoio e afeto de uma figura paterna são mais seguras e protegidas da violência, têm futuros mais bem sucedidos e lidam com as tensões da vida com maior facilidade do que aqueles com um pai ausente. Ou sem qualquer modelo masculino para se espelhar.
Assim, o gestor de projetos da Amazônia Telecom, Dennyson Oliveira, de 34 anos, é pai de um menino de 5 anos. Ele reconhece que as vezes tem dificuldades de conciliar a rotina de trabalho e dar atenção ao filho, mas agora com as sugestões, deve lidar melhor com as situações dentro de casa para estimular o crescimento saudável da criança. “Eu anotei cada instrução da palestra porque desejo aplicar isso na minha vida e cooperar mais para o futuro do meu filho”, contou.
Para isso, devem adotar hábitos como fazer atividade física, manter os exames em dia, além de cuidar da saúde mental. Sendo as palestras uma ação intersetorial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) enviou a coordenadora de Referência Técnica Municipal em Saúde do Homem, Nonata Valente, para abordar a temática Pré-natal do parceiro.
“O Pré-natal do parceiro é uma estratégia da Atenção Básica para acolher e incluir a população masculina em múltiplas esferas da saúde, com ênfase no envolvimento consciente dos homens como figura paterna. É uma ferramenta que a SMSA utiliza para fazer a busca ativa desses homens através das suas parceiras que estão gestando”, explicou.
Por fim, Jacob Sicsú, de 42 anos, gestor de vendas, conta que para os homens e pais das empresas Brasferro, Brasmol, BW e Dipronto, as palestras tiveram grande significado.
“Isso mostra como o município de referência em primeira infância, investe na sociedade, na família, que é um núcleo da sociedade onde tudo começa. Eu só tenho a agradecer por essa ação que traz um resultado muito positivo para os trabalhadores do setor privado”, destacou.
Fonte: Da Redação
Foram notificados casos da doença em pelo menos 80 países em 2024
Informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos nesta quarta-feira, 20
Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…
O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5
Maior certame já realizado no país oferece 6.640 vagas em 21 órgãos
Desigualdade racial é realidade percebida pela maioria dos brasileiros