Foto: Divulgação PMBV
A 5° Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começou nesta sexta-feira, 27, destacando a importância das atividades recreativas, informações e garantia dos direitos deste público. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento ocorre até às 15h, no Centro de Ciência e Tecnologia e Inovação (CCTI), bairro Mecejana.
Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a conferência é uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Pela manhã, houve a apresentação de cinco eixos de debate voltados a políticas públicas e sociais que serão objeto de negociação com o Governo Federal.
O secretário adjunto de Assistência Social, Gabriel Sousa de Paula, que falou sobre o financiamento social, destinado à política do idoso, que é viabilizado através do Fundo Nacional do Idoso (FNI). Além disso, ele ressaltou a importância da conferência como forma de melhor contribuir com a terceira idade.
“Todas as ações, eventos e atenção dedicada aos nossos ‘velhinhos’ são essenciais para a melhoria da qualidade de vida deles. O aprimoramento de políticas públicas em Boa Vista são possíveis graças ao cuidado que a gestão dá a projetos sociais como o Cabelos de Prata”, disse.
Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Maíza Marcondis, a nossa finalidade da conferência envolve também apresentar ao poder público, tanto local quanto nacional, uma atuação mais eficiente voltada à população idosa.
“Estamos discutindo temas como a discriminação e as violações de direitos enfrentadas pelos idosos, com foco nas denúncias recebidas ao longo dos anos, em especial, relacionadas às fraudes financeiras. Desejamos que essas medidas atuem no âmbito nacional. Este é o nosso principal objetivo”.
Integrante do Cabelos de Prata há dois anos, a aposentada Marianete Peres participou da conferência e aprovou a iniciativa. Além disso, ela destacou o trabalho da Prefeitura e a importância que o projeto tem, contribuindo por exemplo, para a melhoria de sua vida e de outros idosos.
“Me sinto representada neste evento. Nós aprendemos muito sobre temas que abordam a terceira idade. Essa representação das autoridades e a sociedade civil, são importantes para nós. A convivência com outros idosos no Cabelos de Prata me faz muito bem. Inclusive, graças ao projeto, conheci meu marido e muitas amigas. Esse carinho da Prefeitura de Boa Vista com a gente é muito gratificante”, disse.
De acordo com o último Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Boa Vista entre 65 ou mais chegou a mais de 31 mil.
Do mesmo modo, na capital, o projeto Cabelos de Prata é uma das políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Boa Vista para assegurar os direitos das pessoas idosas. Implantado em 2001, o projeto tem o objetivo proporcionar para os idosos da capital envelhecimento saudável, desenvolver autonomia, fortalecer convívio comunitário e prevenir riscos sociais.
Atualmente, atende 1.653 integrantes, sendo 1.455 na capital e 198 distribuídos nas zonas rurais e indígenas. Além disso, o projeto estimula os idosos em atividades recreativas e associativas, de esporte, cultura, lazer e dança. Também assegura o acesso a informações e garantia de direitos. Cada integrante recebe auxílios no valor de R$ 300 + Cesta do Bem.
Fonte: Da Redação
O concurso público é para o cargo de procurador legislativo da Câmara Municipal de Boa…
Crianças de famílias de baixa renda são as mais expostas
Equipamentos também serão usados para patrulhamento aéreo e monitoramento de grandes eventos na capital
Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras
Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…
Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…