Cidades

Conferência Municipal tem foco na saúde dos trabalhadores de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promove nesta terça-feira, 27, no Teatro Escola, a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento reúne profissionais de diversas áreas e setores, gestores públicos e a sociedade em geral para debater melhorias nas políticas públicas.

Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Como Direito Humano”, a palestra de abertura apresentou reflexões sobre os impactos que a ausência de políticas públicas pode gerar, não só à saúde do trabalhador, mas ao funcionamento dos serviços essenciais. O palestrante foi o superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Paulo Linhares.

“Eu acredito que a gente precisa olhar mais para o ambiente de trabalho e suas relações. Nessa sociedade moderna de consumo que a gente vive hoje, é preciso ter um ambiente laboral mais saudável. Reduzir essas doenças relacionadas ao trabalho aumenta a produtividade no setor, na empresa e no órgão público”, pontuou.

No decorrer da programação, os participantes deverão discutir propostas que serão levadas à etapa estadual e nacional da conferência. Além disso, eles elegerão os delegados que devem representar Boa Vista nacionalmente, conforme explicou o vice-presidente do Conselho, Ismith da Silva.

“As propostas levantadas hoje aqui serão votadas pelos próprios participantes e, posteriormente, serão implementadas no Plano de Saúde Municipal. Os delegados, por sua vez, se reunirão com os delegados dos outros municípios para o debate das propostas votadas ao nível estadual, até chegar ao Governo Federal”, explicou.

Diálogo que traz melhorias

Entre os participantes está Clóvis Júnior, representante da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CITT). Para ele, o espaço é de debate e avaliação perante o que é necessário aos trabalhadores. “A gente se sente contemplado por ser a primeira, mas também entende a importância. Hoje a gente vai conferir o que foi feito e o que nos espera para os próximos anos, priorizando os trabalhadores e trabalhadoras”, falou Clóvis.

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcelo Zeitoune, participou da programação e reforçou a importância do evento para o trabalho, já desenvolvido no município. “A prefeitura já tem um trabalho voltado à valorização e o cuidado dos servidores, mas essa é uma oportunidade de criar políticas públicas voltadas ao bem-estar e a saúde deles. A partir daqui, a gente vai trabalhar para botar em prática essas melhorias”, disse.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Nunes Marques pede mais 30 dias para analisar processo de cassação do governador de Roraima

Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…

6 horas ago

Roraima reúne agricultores e movimentos sociais para debater o futuro do campo

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…

9 horas ago

Paciente com doença renal denuncia cancelamento do TFD

Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…

10 horas ago

Vacina contra bronquiolite está disponível em todas as UBS’s de Boa Vista

Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana

10 horas ago

Estudo revela como o consumidor boa-vistense pretende gastar neste Natal

Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos

11 horas ago

Avenida Luiz Canuto Chaves recebe obras de recapeamento

Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…

12 horas ago