Cidades

Conferência Nacional de Cultura: projetos para valorização do setor são lançados em Boa Vista

A 4a Conferência Nacional de Cultura que promoveu a terceira etapa municipal em Boa Vista, encerrou nesta sexta-feira, (27) no Teatro Municipal.

Após três dias de evento escolheu delegados com representantes da sociedade civil e do poder público de Roraima, que passarão na etapa estadual e após votação, serão habilitados para a nacional, que acontecerá em março de 2024, em Brasília.

Para Dyego Monzzaho, presidente da Fundação de Educação, Turismo Esporte e Cultura (FETEC) o evento conseguiu alcançar uma diversidade de pessoas, povos, culturas e gêneros artísticos. Do mesmo modo, ele destaca ainda que foram encaminhadas e elaboradas propostas essenciais para o desenvolvimento do setor cultural de Boa Vista.

“Com maturidade e generosidade todos os envolvidos, tanto a sociedade civil quanto o poder público criaram ferramentas e procedimentos concretos que repercutirão em políticas públicas a médio e longo prazo. A prefeitura está comprometida em mudar e fortalecer as políticas públicas aplicadas a cultura da nossa cidade”, disse.

Assim, o evento teve como tema “Democracia e Direito à Cultura” e para o cantor Gabriel Carreiro, que participou das três edições da conferência municipal esse é momento histórico para a sociedade boa-vistense e parabenizou a prefeitura pela iniciativa.

“Nós estamos pela primeira vez historicamente mandando uma comitiva composta em sua grande maioria por pessoas de comunidades indígenas, mas também buscando a diversidade. Estamos muito felizes, principalmente pela organização da FETEC e todo o corpo técnico. Essa conferência foi marcante e só temos a agradecer ao prefeito Artur Henrique pelo apoio”, disse o cantor.

Lançamento dos projetos

Durante a conferência, foram lançados importantes projetos para a valorização da cultura de Boa vista como:

Caravana da Cultura: (projeto que promove a difusão cultural em toda a cidade levando arte e cultura para diversas zonas e bairros). Realizando contratação de artistas de todos os segmentos para apresentações e movimentação do mercado da cultural.

Programa de capacitação e formação em artes cultural (em dezembro a Prefeitura vai abrir inscrições gratuitas para oficinas de formação com uma série de artistas e profissionais das artes e cultural. Proporcionando aperfeiçoamento e capacitação para profissionais do setor).

Anúncio do lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo, na próxima semana. Ao todo serão mais de 280 projetos contemplados com recursos oriundos da Lei. Considerando o setor do audiovisual e todas as outras linguagens artísticas e culturais.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

29 minutos ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

1 hora ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

2 horas ago

Forte chuva e ventania destelha casas, derruba árvores e interrompe fornecimento de água e luz em Rorainópolis, Sul de RR

Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade

3 horas ago

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…

4 horas ago

Sine oferta 110 vagas de emprego para Roraima nesta quinta-feira; confira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

5 horas ago