Cidades

Conferência Nacional de Cultura: projetos para valorização do setor são lançados em Boa Vista

A 4a Conferência Nacional de Cultura que promoveu a terceira etapa municipal em Boa Vista, encerrou nesta sexta-feira, (27) no Teatro Municipal.

Após três dias de evento escolheu delegados com representantes da sociedade civil e do poder público de Roraima, que passarão na etapa estadual e após votação, serão habilitados para a nacional, que acontecerá em março de 2024, em Brasília.

Para Dyego Monzzaho, presidente da Fundação de Educação, Turismo Esporte e Cultura (FETEC) o evento conseguiu alcançar uma diversidade de pessoas, povos, culturas e gêneros artísticos. Do mesmo modo, ele destaca ainda que foram encaminhadas e elaboradas propostas essenciais para o desenvolvimento do setor cultural de Boa Vista.

“Com maturidade e generosidade todos os envolvidos, tanto a sociedade civil quanto o poder público criaram ferramentas e procedimentos concretos que repercutirão em políticas públicas a médio e longo prazo. A prefeitura está comprometida em mudar e fortalecer as políticas públicas aplicadas a cultura da nossa cidade”, disse.

Assim, o evento teve como tema “Democracia e Direito à Cultura” e para o cantor Gabriel Carreiro, que participou das três edições da conferência municipal esse é momento histórico para a sociedade boa-vistense e parabenizou a prefeitura pela iniciativa.

“Nós estamos pela primeira vez historicamente mandando uma comitiva composta em sua grande maioria por pessoas de comunidades indígenas, mas também buscando a diversidade. Estamos muito felizes, principalmente pela organização da FETEC e todo o corpo técnico. Essa conferência foi marcante e só temos a agradecer ao prefeito Artur Henrique pelo apoio”, disse o cantor.

Lançamento dos projetos

Durante a conferência, foram lançados importantes projetos para a valorização da cultura de Boa vista como:

Caravana da Cultura: (projeto que promove a difusão cultural em toda a cidade levando arte e cultura para diversas zonas e bairros). Realizando contratação de artistas de todos os segmentos para apresentações e movimentação do mercado da cultural.

Programa de capacitação e formação em artes cultural (em dezembro a Prefeitura vai abrir inscrições gratuitas para oficinas de formação com uma série de artistas e profissionais das artes e cultural. Proporcionando aperfeiçoamento e capacitação para profissionais do setor).

Anúncio do lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo, na próxima semana. Ao todo serão mais de 280 projetos contemplados com recursos oriundos da Lei. Considerando o setor do audiovisual e todas as outras linguagens artísticas e culturais.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

6 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

9 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

10 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

10 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

10 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

12 horas ago