Cidades

Conselho Indígena de RR manifesta preocupação com a alta contaminação dos peixes por mercúrio em rios devido ao garimpo ilegal na Terra Yanomami

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) manifestou preocupação com a alta contaminação dos peixes por mercúrio em rios do estado em razão do garimpo ilegal na Terra Yanomami.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Socioambiental (ISA), Seção de Meio Ambiente, Instituto Evandro Chagas e Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizaram o estudo e constataram que algumas espécies de peixes não apresentam consumo seguro.

Conforme o conselho, a pesquisa apenas comprova o que as lideranças indígenas têm denunciando há anos, sobre os impactos ambientais do garimpo ilegal.

Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

A contaminação dos peixes coloca em risco a saúde coletiva da população roraimense, principalmente dos povos indígenas e ribeirinhos que dependem dos peixes para alimentação e comercialização, além de provocar danos irreparáveis ao ecossistema […] diz trecho da nota.

Maquinário

O Governo de Roraima sancionou Lei que proíbe a destruição de maquinário usado no garimpo ilegal. Por outro lado, o conselho afirmou que a ação contribui para ‘o fortalecimento das atividades’ na região.

“Diante da gravidade e dos impactos socioambientais que está provocando na vida dos povos indígenas, o CIR reitera os pedidos para que os órgãos competentes continuem com ações de fiscalização para retirada de garimpeiros das terras indígenas, e tomem medidas judiciais e administrativas […]“.

A pesquisa

A pesquisa aponta que (45%) dos peixes coletados no rio Branco, (53%) no rio Mucajaí e (57%) no rio Uraricuera, apresentaram concentrações de mercúrio maiores ou iguais ao permitido.

Em contrapartida, os resultados indicam que não há possibilidade de consumo seguro pelas populações de peixes provenientes da bacia do Rio Branco.

Por fim, os níveis medianos de concentração de mercúrio no cabelo de indígenas Yanomami das regiões de Waikás-Aracaça e Paapiu foram maiores aos limites considerados como seguros.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

1 hora ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

2 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

3 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

3 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

5 horas ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

6 horas ago