Cidades

Construção de novo abrigo dará mais assistência e acessibilidade ao idoso

Boa Vista ganhou em 2023, o primeiro abrigo municipal de Acolhimento Institucional para pessoa idosa. Atualmente atende 10 idosos em situação de vulnerabilidade e risco social. Esse ano, a prefeitura está construindo uma unidade totalmente moderna em uma área de 1.479,36 m², a qual disponibilizará 40 vagas para acolhimento de longa permanência, localizada estrategicamente ao lado da praça Matheus Yukio Sato, no bairro Centenário.

De acordo com a secretária municipal de Obras, Deusiana Gouveia, o novo equipamento está em execução com recursos próprios do município. Ele disponibilizará um setor de assistência social com salas multidisciplinares, além de dormitórios, redário, piscina e equipamentos de ginástica e área de lazer. Todos os ambientes da edificação contarão com acessibilidade.

“Esse projeto foi lançado durante o pacote de obras anunciado ano passado e demos início aos trabalhos esse ano. A proposta da gestão é continuar trabalhando com a nova política pública de proteção aos idosos, oferecendo aos assistidos um novo espaço para atender um número maior de pessoas que precisam tanto desse cuidado”, disse a secretária.

Quem tem acompanhado o andamento das obras é a cabeleireira Diva Aguiar, de 50 anos. Moradora do bairro Jóquei Clube, ela aproveita as horas livres para pedalar pela cidade e observa de perto as intervenções da prefeitura. “Essa obra será uma maravilha, especialmente para os idosos que precisam de espaços como esse. Vejo que os projetos da gestão municipal realmente saem do papel”, destaca Diva.

Serviço de acolhimento no abrigo atende atualmente 10 idosos

A atual instituição atende pessoas com mais de 60 anos, encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelo Ministério Público Estadual (MPRR). A inserção no serviço ocorre quando todas as possibilidades de autossustento e convivência familiar foram esgotadas.

O Serviço de Acolhimento tem como responsabilidade oferecer atenção integral aos idosos, dessa forma garantindo a proteção de sua dignidade e direitos. O espaço atende às necessidades básicas dos acolhidos, como vestuário, calçados e alimentação. Além disso, os assistidos têm acesso a uma variedade de atividades culturais, educativas, lúdicas e de lazer.

A unidade conta com uma equipe de mais de 40 profissionais, incluindo enfermeiros, cuidadores de idosos, técnicos de enfermagem, cozinheiros, assim como auxiliares de cozinha e terapeuta ocupacional, todos comprometidos em proporcionar um ambiente de cuidado e bem-estar aos idosos.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

13 minutos ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

1 hora ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

11 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

13 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

15 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

16 horas ago