Cidades

Corrida Municipal Patrulha Maria da Penha: 1ª edição reúne 3 mil pessoas em Boa Vista

A 1ª Corrida Municipal Patrulha Maria da Penha, que aconteceu na tarde deste domingo (20), contou com três mil pessoas em Boa Vista. Vestidos nas cores lilás e branco, para simbolizar a Campanha Agosto Lilás, os participantes se uniram pelo fim da violência contra a mulher.

A corrida teve duas largadas: a de 5 km e a caminhada de 2 km. Conforme a inspetora da Guarda Civil Municipal, Cristiane de Paiva, integrante da Patrulha Maria da Penha, a corrida de rua foi uma boa forma de divulgar a campanha.

“A corrida foi um sucesso. Percebemos que homens, mulheres e crianças abraçaram a causa do combate à violência doméstica. Esse era o nosso objetivo e alcançamos”, destacou.

Do mesmo modo, a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, destacou a relevância do movimento por meio da Lei Maria da Penha, que completou 17 anos este mês.

“Tivemos a presença das servidoras, de homens e mulheres da comunidade e das representantes do Tribunal de Justiça conosco. A violência doméstica se combate em conjunto. Nós queremos encorajar as vítimas a denunciarem e mostrar que elas não estão sozinhas nesse ato pela paz”, disse.

De acordo com a servidora pública Vanária Vargas, que correu os 5 km, a premiação dessa vez foi diferente. “Nesse ato simbólico, medalha e troféu não definiram quem ganhou ou perdeu e, sim, a coragem de se posicionar contra a violência que as mulheres sofrem diariamente”, declarou.

VEM AÍ: 2ª edição da corrida em 2024

O prefeito Arthur Henrique (MDB) parabenizou os participantes e as secretarias pelo empenho em levar informação sobre o enfrentamento à violência doméstica durante o mês de agosto. Além disso, firmou o compromisso de incluir o evento no calendário municipal em 2024.

“Este mês, estamos com ações na área urbana e na zona rural de Boa Vista. Queremos sensibilizar toda a população sobre essa pauta. Já estamos vendo o retorno desse trabalho. O povo pediu e o compromisso está feito. Ano que vem vai ter a 2ª edição da Corrida Municipal Patrulha Maria da Penha. Vai ser ainda maior, aguardem!”, finalizou.

“Patrulha Maria da Penha”

A Patrulha Maria da Penha de Boa Vista foi a segunda a ser criada no Brasil, em setembro de 2015, uma parceria da Prefeitura de Boa Vista com o Tribunal de Justiça de Roraima.

Dessa forma, o grupamento da Guarda Civil Municipal garante o cumprimento das medidas protetivas de urgência (MPUs), expedidas pelo poder judiciário.

Atualmente, a patrulha têm 17 guardas, sendo nove mulheres. Desde 2016, as equipes acompanharam mais de 8.400 medidas.

De janeiro a julho de 2023, foram1.267 medidas protetivas acompanhadas e 6.206 visitas feitas. Por fim, ainda realizaram 36 conduções de agressores por descumprimento e 18 por violência doméstica e crimes comuns.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

11 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

13 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

15 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

15 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

15 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

17 horas ago