Esta é a segunda edição da exposição - Foto: Divulgação/TJRR
A fim de oportunizar reinícios, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), viabilizou nessa quinta-feira (16), a 2ª exposição de artesanatos do projeto Costurando Recomeços, no Fórum Criminal. Reeducandas da Cadeia Pública de Boa Vista que obtém bons comportamentos no sistema prisional integram o projeto.
A exposição contou com almofadas natalinas, bonecas de pano, bem como outros artesanatos que remetem às festas de fim de ano. Para a juíza titular da Vara de Execução Penal, Joana Sarmento, a ação possibilita uma nova oportunidade de se reintegrar ao mercado de trabalho. E também de ajudar seus familiares.
“Parte desses valores fica com a presa, que é encaminhado para a família dela e parte fica para a Sejuc [Secretaria de Justiça e Cidadania] para reinvestir em máquinas, utensílios, material. Mas parte dessa renda fica para os próprios familiares dos presos. Então é uma oportunidade que elas estão trabalhando, estão abatendo a pena delas e ainda estão contribuindo com a família, mesmo estando no ambiente do cárcere.” destacou.
A diretora do Departamento do Sistema Prisional, Michely Fernandes, idealizou o projeto Costurando Recomeços. Para ela, a iniciativa tem alcançado resultados positivos na vida das reeducandas.
“A gente teve bastante retorno. Elas gostaram muito, foram bastante elogiadas e o trabalho melhorou muito. Elas aprimoraram bastante as produções e hoje vieram aqui expor essa produção de natal”, ressaltou.
Anteriormente, uma exposição semelhante ocorreu na Escola do Poder Judiciário de Roraima, sede administrativa do Poder Judiciário.
O Projeto Costurando Recomeços, implementado na Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, organiza oficinas de confecção artesã, como atividade geradora de aprendizagem, resgate da autoestima e capacitação para o mercado de trabalho.
As atividades acontecem em espaço próprio, equipado com máquinas de costura, assim como material para customização dentro da área de segurança da própria unidade prisional.
Fonte: Da Redação
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…
Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…
Prazo segue até 30 de junho. Processo é obrigatório para jovens do sexo masculino e…