Cidades

Crianças do projeto Conviver aprendem a cuidar da natureza em visita ao Bosque dos Papagaios

Uma trilha pela natureza, com bastante ar puro e um conhecimento rico sobre a fauna e a flora. Assim foi a manhã desta quarta-feira, 28, das crianças do projeto Conviver. Cerca de 20 crianças visitaram o Bosque dos Papagaios, bairro Paraviana, onde aprenderam sobre cuidado aos animais e a preservação do meio ambiente. 

Assim, a educadora ambiental Lucimar Almeida, guiou as crianças que atua no bosque desde 2013. Ela explicou sobre seu trabalho de sensibilizar os visitantes do local e ensinou sobre descarte correto do lixo, a separação dos resíduos e o perigo das queimadas. Para Lucimar, esse trabalho é constante e visa proteger o meio ambiente.

“O bosque é um retrato de como a natureza pode se recompor. Se o homem der um tempo, ela se regenera em grande parte e atrai vida. E eu fico muito feliz em poder compartilhar esse conhecimento com as novas gerações”, afirmou a educadora ambiental.

Aproximação das crianças com a natureza

Assim, a educadora social do CRAS Cauamé, Darlete Gomes, trabalha há três anos no Conviver e todos os anos acompanha os integrantes na visita ao bosque. “É uma ação importante para as crianças e adolescentes estarem em contato com a natureza, conhecendo e observando os animais”, destacou.

Os integrantes ficaram surpresos ao conhecerem os animais, principalmente a anta e a capivara. Karlos Gabryel, de 12 anos, contou que faz parte do Conviver há 2 anos e foi a primeira vez que visitou o bosque. “É sensação muito boa. Vi muitos animais de perto e o que me chamou muito a atenção foram os tucanos e as araras. São lindos”.

Coviver

 Criado em 2013, o projeto está disponível em todos os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o projeto visa o fortalecimento das relações familiares e comunitárias. Hoje quase 900 integrantes de 8 a 16 anos participam das atividades desenvolvidas pelo projeto. 

Funcionamento do bosque

O Bosque dos Papagaios está aberto de terça a sexta-feira, das 8h às 18h. Exceto feriados e pontos facultativos. Além disso, aos sábados e domingos das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.  

Vale ressaltar que não pode alimentar os animais do local, entrar com animais domésticos e bebida alcoólica, além de consumir alimentos nas trilhas, fumar e descartar resíduos de forma irregular.

Atualmente, o bosque encontra-se em obras de revitalização. Onde há execução de serviços de recuperação de trilhas pavimentadas, troca de placas informativas sobre a fauna e flora, piscina para a anta, faixada, reforma de bancos e lixeiras. Com previsão de conclusão em julho deste ano, espera-se ultrapassar a marca de 1600 visitantes por mês.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Avenida Luiz Canuto Chaves recebe obras de recapeamento

Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…

59 minutos ago

Divulgado edital do Programa Bolsa Atleta 2025, em Boa Vista

Interessados têm até o dia 30 de dezembro para se inscrever e concorrer a uma…

1 hora ago

Prefeitura de Boa Vista inicia pagamento de projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc

Ao todo, foram contemplados mais de 200 projetos em Boa Vista

1 hora ago

OMS reconhece o fim da transmissão do HIV de mãe para filho no Brasil

Entrega oficial da certificação acontece esta semana

2 horas ago

Prefeitura de Boa Vista promove mudanças no 1º escalão

Vice-prefeito deixa a Secretaria de Saúde e assume Prefeitura nas férias de Arthur Henrique

3 horas ago

Maior time do interior, Real de São Luiz do Anauá traz elenco experiente e competitivo para o Campeonato de 2026

Grupo firmou parceria com Studium Sport, garantindo novas contrações e treinamentos em ritmo acelerado para…

4 horas ago