Cidades

Crianças do projeto Conviver aprendem a cuidar da natureza em visita ao Bosque dos Papagaios

Uma trilha pela natureza, com bastante ar puro e um conhecimento rico sobre a fauna e a flora. Assim foi a manhã desta quarta-feira, 28, das crianças do projeto Conviver. Cerca de 20 crianças visitaram o Bosque dos Papagaios, bairro Paraviana, onde aprenderam sobre cuidado aos animais e a preservação do meio ambiente. 

Assim, a educadora ambiental Lucimar Almeida, guiou as crianças que atua no bosque desde 2013. Ela explicou sobre seu trabalho de sensibilizar os visitantes do local e ensinou sobre descarte correto do lixo, a separação dos resíduos e o perigo das queimadas. Para Lucimar, esse trabalho é constante e visa proteger o meio ambiente.

“O bosque é um retrato de como a natureza pode se recompor. Se o homem der um tempo, ela se regenera em grande parte e atrai vida. E eu fico muito feliz em poder compartilhar esse conhecimento com as novas gerações”, afirmou a educadora ambiental.

Aproximação das crianças com a natureza

Assim, a educadora social do CRAS Cauamé, Darlete Gomes, trabalha há três anos no Conviver e todos os anos acompanha os integrantes na visita ao bosque. “É uma ação importante para as crianças e adolescentes estarem em contato com a natureza, conhecendo e observando os animais”, destacou.

Os integrantes ficaram surpresos ao conhecerem os animais, principalmente a anta e a capivara. Karlos Gabryel, de 12 anos, contou que faz parte do Conviver há 2 anos e foi a primeira vez que visitou o bosque. “É sensação muito boa. Vi muitos animais de perto e o que me chamou muito a atenção foram os tucanos e as araras. São lindos”.

Coviver

 Criado em 2013, o projeto está disponível em todos os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o projeto visa o fortalecimento das relações familiares e comunitárias. Hoje quase 900 integrantes de 8 a 16 anos participam das atividades desenvolvidas pelo projeto. 

Funcionamento do bosque

O Bosque dos Papagaios está aberto de terça a sexta-feira, das 8h às 18h. Exceto feriados e pontos facultativos. Além disso, aos sábados e domingos das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.  

Vale ressaltar que não pode alimentar os animais do local, entrar com animais domésticos e bebida alcoólica, além de consumir alimentos nas trilhas, fumar e descartar resíduos de forma irregular.

Atualmente, o bosque encontra-se em obras de revitalização. Onde há execução de serviços de recuperação de trilhas pavimentadas, troca de placas informativas sobre a fauna e flora, piscina para a anta, faixada, reforma de bancos e lixeiras. Com previsão de conclusão em julho deste ano, espera-se ultrapassar a marca de 1600 visitantes por mês.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Ministério Público prorroga fiscalização em escola estadual de São Luiz do Anauá

Colégio Estadual Professor Darcy Ribeiro, passou mais de 10 anos sem receber nenhum tipo de…

18 minutos ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Primeiro lote de pagamento sairá dia 16 de fevereiro: R$ 2,5 bilhões

2 horas ago

Abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos em Boa Vista

A modalidade, oferecida em 12 escolas da rede, é destinada a pessoas que não concluíram…

2 horas ago

Contrato de R$ 120 milhões para serviços de porteiro e vigia da Seed é suspenso pelo Tribunal de Contas

O contrato apresenta indícios de sobrepreço superior a 30% em comparação ao contrato anterior

3 horas ago

Comissão avalia proibição da venda de alimentos ultraprocessados em escolas

Cantinas não poderão comercializar alimentos e bebidas com alto teor de calorias, açúcar e gordura,…

4 horas ago

Cães da GCM se despedem do serviço ativo e iniciam nova etapa em família

Luke e Stark foram adotados por condutores do grupamento devido ao vínculo já existente entre…

5 horas ago