Foto: banco de dados Freepik
Na Semana do Consumidor, o desafio dos compradores online vai além de encontrar os melhores preços. É importante identificar e evitar golpes cada vez mais sofisticados, impulsionados pelo uso de Inteligência Artificial.
Criminosos aproveitam a data para disseminar fraudes por e-mail, redes sociais, SMS e WhatsApp, simulando promoções tentadoras e páginas de lojas conhecidas. O objetivo é enganar consumidores e roubar informações bancárias ou desviar dinheiro, alerta a ESET, multinacional especializada em detecção proativa de ameaças.
“As mensagens fraudulentas estão se tornando mais difíceis de identificar. Se antes os golpes tinham erros de português e layouts amadores, hoje, a IA permite que os criminosos criem e-mails e sites praticamente idênticos aos das grandes marcas, incluindo logotipos, tipografia e até URLs muito similares às originais. Além disso, vemos um aumento no uso de IA para clonar vozes e criar atendimentos falsos de suporte ao cliente”, explica Daniel Barbosa, Pesquisador de Segurança da ESET no Brasil.
Além disso, os golpes mais comuns envolvem ofertas imperdíveis, preços muito abaixo do mercado e vantagens exclusivas por tempo limitado.
Do mesmo modo, essas mensagens são criadas para induzir um senso de urgência, levando o consumidor a agir impulsivamente e clicar em links maliciosos. Essa estratégia faz parte do phishing, o tipo de ataque mais comum no Brasil, que leva usuários a páginas falsas ou instala malwares nos dispositivos para roubar dados bancários e senhas.
“O phishing se adapta às datas comerciais e interesses do público. Durante a Semana do Consumidor, criminosos exploram a busca por descontos, enquanto em outras épocas do ano podem simular dívidas inexistentes ou comunicados falsos de bancos e instituições financeiras para enganar as vítimas”, complementa Barbosa.
Do mesmo modo, o avanço da IA torna os golpes cada vez mais sofisticados, reduzindo os erros que antes permitiam que os consumidores identificassem fraudes. Além dos tradicionais e-mails falsos, os criminosos usam tecnologia para criar sites idênticos aos originais, enganando até consumidores atentos. Também utilizam inteligência artificial para clonar vozes e enganar vítimas em falsas centrais de atendimento, além de gerar anúncios fraudulentos com falsos influenciadores, promovendo produtos inexistentes.
Para evitar cair em golpes durante a Semana do Consumidor, a ESET recomenda que o público desconfie de promoções inesperadas. Se uma oferta chegar por e-mail ou mensagem sem ter sido solicitada, é fundamental verificar diretamente no site oficial da loja. Também é importante checar a URL dos sites, pois golpistas criam endereços muito parecidos com os originais, alterando apenas pequenos detalhes – por isso, o ideal é sempre digitar o endereço manualmente no navegador.
Pesquisar a reputação da loja antes de efetuar uma compra é outro passo essencial. Consultar plataformas como Procon, Reclame Aqui e consumidor.gov.br pode ajudar a identificar possíveis fraudes. Além disso, é preferível pagamentos via cartão de crédito, que oferece maior proteção contra fraudes. Por fim, é necessário ter atenção a anúncios e influenciadores desconhecidos, sempre verificando se o perfil é autêntico e buscando referências antes de confiar em uma promoção.
Além disso, o aumento de golpes em datas comerciais exige um esforço conjunto entre consumidores e varejistas. Empresas devem alertar seus clientes sobre fraudes, destacando avisos de segurança em seus sites e redes sociais. Criar campanhas educativas pode ajudar a reduzir o impacto das fraudes e proteger os consumidores.
“A prevenção começa com a desconfiança e a verificação. Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, é essencial investigar antes de fornecer qualquer dado pessoal ou financeiro”, conclui Barbosa.
Fonte: Da Redação
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